Agassi vence Sampras e leva seu 1º Australian Open

Há 20 anos… dia 29 de janeiro de 1995.

Agassi vence Sampras e leva seu 1º Australian Open

De um lado, o então campeão, absoluto número 1 do mundo desde setembro de 1993, na trilha para se manter no topo.

Do outro, o número 2, um tenista diferente e talentoso, ainda instável, mas determinado a encontrar o caminho da regularidade.

Pete Sampras e Andre Agassi se encontravam pela quarta vez em uma final, a segunda em um Grand Slam. Sampras vencera nas quadras duras do US Open (1990) e do Masters de Miami (1994), enquanto Agassi saíra vitorioso no saibro de Atlanta, em 1992.

Agora, valia mais uma taça de Grand Slam, a do Australian Open de 1995. Novamente em piso duro, o que jogava certo favoritismo para Sampras.

Cabeça-de-chave número 1, ele só foi encontrar dificuldades a partir da quarta rodada, em que virou duelo diante do sueco Magnus Larsson. Nas quartas, nova virada, dessa vez em cima do compatriota e veterano Jim Courier. Na semi, 3 sets a 1 contra novo compatriota, Michael Chang, também no vira-vira.

Já Agassi apresentava “cartel” de nenhum set perdido. Isso mesmo: o ex-cabeludo não fora superado em um set sequer na edição do aberto aussie sdaquele an. Cabeça nº 2, deixou adversários de peso para trás, como o canadense Greg Rusedski (terceira rodada), o anfitrião Patrick Rafter, na quarta, e o russo Yevgeny Kafelnikov, nas quartas de final.

Foi então que tudo que não acontecera antes, deu-se na decisão: Agassi perdeu um set, Sampras tomou uma virada!

O campeão venceu a primeira parcial por 6-4, depois de quebrar o serviço de Agassi no nono game. Sem se abater, o número 2 do mundo logo tratou de quebrar o saque de Sampras no início do segundo set. O pior rendimento do líder do ranking possibilitou a Agassi duas novas quebras e facilitou muito a vitória na segunda parcial: 6-1.

O terceiro set foi renhido e eletrizante. A disputa acabou em tie-break e Sampras chegou a ter dois set points. Agassi salvou os dois e fechou em 7-6(8-6 no desempate). Foi a deixa para o segundo colocado do mundo finalizar a decisão em 6-4 na quarta parcial. Título merecido, em sua estreia no Aberto da Austrália.

Poucos meses depois, em abril, Agassi alcançaria o topo do ranking, desbancando Sampras.

Uma rivalidade no início e que teria outros capítulos épicos, como a semifinal de 2000 do próprio Australian Open, um jogaço em cinco sets com final feliz para Agassi.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

A final do Australian Open de 1995:

Fontes:

ausopen.com

Wikipedia

washingtonpost.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s