Britânica Petula Clark chega ao topo nos EUA

Há 50 anos… dia 23 de janeiro de 1965. 

Petula Quem? 

Pois é, também me fiz a mesma pergunta. Mas aqui cabem todas as efemérides, das mais glamorosas às mais desconhecidas.

Petula Clark entrou para a história da música da Terra da Rainha ao se tornar a segunda mulher britânica a chegar ao topo das paradas americanas. Ela “sucedeu” Vera Lynn, a primeira a conquistar um #1 na América, treze anos antes (com a música “Auf Wiederseh’n Sweetheart”). Sim, Vera é a homenageada pelo Pink Floyd na canção do The Wall!

“Downtown” foi a responsável por alçar Petula ao lugar mais alto do Billboard Hot 100. Composta por Tony Hatch, que já havia trabalhado com a cantora anteriormente, a música faz referência à Nova York.

Em sua primeira visita à Big Apple, no outono de 1964, Hatch ficou impressionado com o Central Park, a Times Square e a Broadway, pensando que ali era o centro – downtown, em inglês.

“Eu estava hospedado em um hotel no Central Park e, passeando pela Broadway e Times Square, ingenuamente, achei que era o centro. Me esqueci de que em Nova York, especialmente, o centro é muito mais longe, na direção de Battery Park. Me apaixonei por toda a atmosfera e a música me veio muito, muito rapidamente”, conta Hatch.

Na volta à Londres, ele mostrou algumas composições à Petula. “Downtown” foi gravada em 16 de outubro de 1964, no Pye Studios, em Marble Arch, e lançada em novembro. Em dezembro, atingiu o segundo lugar nas paradas britânicas, atrás de “I Feel Fine”, dos Beatles, não conseguindo transpor a barreira do Fab Four.

Nos Estados Unidos, no entanto, a história foi diferente. A música entrou na lista na 87ª posição, em 19 de dezembro, e foi subindo vertiginosamente. Na semana seguinte, chegou ao 41º lugar. Depois, em 12º, 5º e 4º, antes de atingir o #1, em 23 de janeiro de 1965, exatos 50 anos atrás. O primeiro número 1 daquele ano nos EUA.

“Downtown” permaneceu no topo americano por mais uma semana, até ser desbancada por “You’ve Lost That Lovin’ Feelin”, dos Righteous Brothers. O sucesso da música foi tão grande que Petula Clark a regravou sete vezes ao longo da carreira!

Ela atingiria o primeiro lugar na América novamente em fevereiro de 1966, com “My Love”.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Ouça “Downtown”:

Fontes:

Wikipedia

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.