Elvis Presley lança o álbum Promised Land

Há 40 anos… dia 8 de janeiro de 1975.

Elvis Presley lança o álbum Promised Land

Nos 80 do Rei, tem post do Rei, sim!

Hoje acordei e, em homenagem, ouvi a melhor dele (ao menos pra mim!): “Suspicious Minds”. Que música, que letra, que arranjo – de metais e cordas -, que coral… E que interpretação monstruosa de Elvis!

Mas essa história a gente conta outro dia…

Para celebrar os oitentão do Rei, vamos relembrar o 23º álbum de estúdio de sua carreira, Promised Land, lançado 40 anos atrás, no dia de seu 40º aniversário. As sessões de gravação, em dezembro de 1973, foram as últimas de Elvis na sua terra natal, Memphis.

Entre os dias 10 e 15, The King adentrou aos estúdios da Stax Records – à época em alta por contar com artistas como Isaac Hayes e The MGs – e gravou farto material, incluindo as 10 músicas que acabaram no álbum.

A faixa-título é de ninguém menos que Chuck Berry. Uma viagem imaginária composta pelo gênio da guitarra enquanto estava na prisão. Com ele, é um rock-blues-folk. Com Elvis, também é um rock-blues-folk, mas é outra coisa. Mais poderoso, com solos de guitarra, um piano/órgão de categoria e poderosas backing vocals. É o Rei em plena forma.

“Elvis soa ousado e confiante de maneira que faz deste álbum um desvio, ou então uma experiência profundamente emocionante”, escreve Bruce Eder, no AllMusic, sobre Promised Land. Eder destaca “It’s Midnight”, uma balada emotiva e belíssima. É Elvis romântico e espetacular (“It’s midnight and I miss you”, diz a letra).

O disco experimentou muito sucesso nas paradas country, mas não obteve grande repercussão em geral. Em 2011, foi relançado com todos os 48 takes da gravação.

Em maio de 1975, o Rei do Rock lançaria Today, que contém as últimas sessões dele em um estúdio.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Ouça “Promised Land”:

Fontes:

Wikipedia

allmusic.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s