Santos conquista o Campeonato Brasileiro

Há 10 anos… dia 19 de dezembro de 2004.

Santos conquista o Campeonato Brasileiro

Dez anos atrás, o Santos era octacampeão brasileiro. E agora?

POR RENAN PRATES*

Hoje faz dez anos que o Santos conquistou o octacampeonato brasileiro após vencer o Vasco em um jogo disputado em São José do Rio Preto. Estava mais uma vez no topo do futebol nacional. Mas… e agora? O que restou?

Aquele time do Santos não era a sétima maravilha do mundo, mas era muito bem treinado por Vanderlei Luxemburgo e, do meio pra frente, tinha nomes que estavam em grande fase, como o meia Ricardinho, o versátil Elano, além dos atacantes Deivid e, claro, Robinho.

Luxemburgo ainda era um técnico top de linha, somente preocupado em dirigir o time dentro de campo. Pegou uma base bem montada pelo seu desafeto Emerson Leão, trouxe alguns jogadores de confiança e fez o time decolar.

Robinho passou um campeonato um tanto quanto difícil, se é que podemos explicar desta forma. Afinal de contas, é impossível ter cabeça para entrar em campo quando a sua mãe está sequestrada, não?

E quis o destino que a mãe de Robinho fosse libertada perto do último jogo do Santos. A “final” contra o Vasco. O craque santista não marcou gol na partida, mas pôde comemorar de perto um título histórico e que coroou uma geração de ouro, nascida em em 2002. Foi uma versão reinventada dos Meninos da Vila de dois anos antes.

Para mim, o jogo do título foi o 3 a 0 contra o São Caetano, no Anacleto Campanella. No torneio de pontos corridos, qualquer bobeira pode ser fatal. E foi o que aconteceu com o Atlético-PR, que perdeu para o Vasco por 1 a 0 e foi ultrapassado pelo Santos. A partir daí, aquela sensação de “só por um milagre” mudou para “seremos campeões”.

O problema para o santista é ficar feliz com a lembrança de um time glorioso que está no passado. E saber que, com o futuro que se avizinha, esta realidade não será repetida tão cedo.

* Renan Prates é editor de comunidades do Torcedores.com.Trabalhou na cobertura dos quatro grandes clubes paulistas e em jogos da seleção brasileira. Vai poder contar aos filhos e netos que torce para um time octacampeão brasileiro… Escreve também no Blog do Renan Prates.

Toda a campanha do Santos campeão:

Fontes:

Acervo Estadão

Wikipédia

futpedia.globo.com

folha.uol.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s