Há 50 anos… dia 12 de dezembro de 1964.
A música mais tocada no rádio e na televisão nos Estados Unidos no século XX.
Em 1999, a Broadcast Music, Inc. (BMI) anunciou que “You’ve Lost That Lovin’ Feelin'” foi a canção mais tocada no rádio e na televisão nos EUA entre 1901 e 2001.
Sim, é isso mesmo que você leu: não houve canção mais executada na Terra do Tio Sam no século passado do que “You’ve Lost That Lovin’ Feelin'”!
Não é de se espantar. Afinal, um hit que desbancou os Beatles e a British Invasion em plena década de 1960 pode tudo.
Um sucesso com o toque de Midas de Phil Spector. Do início ao fim. Da composição a promoção.
Spector compôs a canção com o casal Barry Mann e Cynthia Weil. Queria um hit para os novos contratados do selo Philles, The Righteous Brothers. O longo título seria provisório, mas acabou ficando, porque ele achou cativante.
Longa mesma foi a produção dentro do estúdio – algo comum em se tratando do produtor nova-iorquino. Ele queria algo superior aos “concorrentes” da época, como Berry Gordy (Motown), Brian Wilson, dos Beach Boys, e George Martin, dos Beatles. O resultado foi um minucioso trabalho, da escolha dos músicos ao arranjo final.
A cereja do bolo foi a técnica do “Wall of Sound”, uma inovação revolucionária criada por Spector nos anos 1960. Consistia em preencher a melodia com mais som, mais detalhes, mais tudo. Em resumo: produzir a canção com o esmero de um escultor.
Outra sacada de mestre foi mentir no tamanho da música. No single, Spector colocou 3min05s, mas o correto seria 3min50s. As rádios não executavam canções maiores do que três minutos. Quando os DJs descobriram a real extensão, era tarde demais: “You’ve Lost That Lovin’ Feelin'” já estava no topo de todas as paradas.
Aliás, a música chegou ao topo nos EUA e na Inglaterra em fevereiro de 1965. Posteriormente, outras versões experimentaram sucesso, como a de Dionne Warwick e da dupla Hall & Oates, nos anos 1980. Além, claro, do Rei Elvis Presley.
Em 1986, “You’ve Lost That Lovin’ Feelin'” teve renascimento por causa do filme “Top Gun”, com Tom Cruise. Quem não se lembra?
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Ouça “You’ve Lost That Lovin’ Feelin'” com os Righteous Brothers (no vinil!):
Fontes: