Dalai Lama recebe o Prêmio Nobel da Paz na Noruega

  Há 25 anos… dia 10 de dezembro de 1989.

Dalai Lama recebe o Prêmio Nobel da Paz na Noruega

“Não importa de que parte do mundo viemos, somos todos basicamente os mesmos seres humanos. Todos nós procuramos a felicidade e tentamos evitar o sofrimento. Temos as mesmas básicas necessidades humanas e preocupações. Todos nós, seres humanos, queremos a liberdade e o direito de determinar o nosso próprio destino como indivíduos e como povos. Essa é a natureza humana.” 

Um breve e profundo discurso marcou a cerimônia de entrega do Nobel da Paz de 1989, em Oslo, na Noruega. Sua Santidade o Dalai Lama recebeu o prêmio com felicidade, humildade e emoção.

“Sou um simples monge do Tibete, ninguém especial”, pontuou, para depois recordar Mahatma Gandhi, ressaltar que todos somos iguais e falar sobre o movimento pela libertação da região na China, uma luta de décadas.

Fugaz e significativa manifestação.

Na abertura da cerimônia, o presidente do Comitê do Nobel, Egil Aarvik, mencionou o significado da data, 10 de dezembro. “Eu acho que é uma questão de importância que esse dia também seja o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, disse, antes de chamar Dalai Lama para a entrega da medalha e do diploma.

O anúncio do escolhido aconteceu meses antes, em 6 de outubro. “Na opinião do comitê, o Dalai Lama tem ajudado com propostas construtivas e prospectivas para a solução de conflitos internacionais, questões de direitos humanos e problemas ambientais globais”, dizia o comunicado com a justificativa da opção pelo líder religioso.

Em 1990, o prêmio seria entregue para Mikhail Gorbachev, líder que teve papel fundamental na dissolução da União Soviética, processo, até certo ponto, pacífico.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

O discurso de Dalai Lama e a cerimônia do Nobel da Paz de 1989:

Fontes:

nobelprize.org

dalailama.com

2 comentários sobre “Dalai Lama recebe o Prêmio Nobel da Paz na Noruega

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.