Há 80 anos… dia 5 de novembro de 1935.
A história oficial conta que Charles Darrow, um vendedor de sistemas de aquecimento da Pensilvânia, desempregado por causa da Grande Depressão, é o pai do famoso Monopoly, o nosso Banco Imobiliário.
Mas há muita polêmica por trás da criação do jogo de tabuleiro mais vendido no mundo.
Segundo consta, não existe um pai da criança, mas, sim, uma mãe! Darrow teria baseado Monopoly em The Landlord’s Game (O Jogo do Senhorio, em tradução livre). Uma criação de Elizabeth J. Magie Phillips, patenteada em 1904. O invento de Magie, veja só, era uma feroz crítica ao capitalismo e aos monopólios criados pelo sistema.
Darrow fez justamente o contrário: concebeu uma brincadeira em que o objetivo principal era virar um milionário (alguém parecido com o senhorzinho de bigode e de cartola que ilustra a caixa do Banco Imobiliário!).
A controvérsia não para por aí. Depois de finalizar a ideia, Darrow teria levado a criação para os executivos da Parker Brothers. O jogo foi rejeitado. Então, o vendedor desempregado decidiu produzir e comercializar o Monopoly por conta e risco.
No dia 5 de novembro de 1935, 5 mil unidades foram para as prateleiras de lojas de departamento na Filadélfia, Boston e Nova York. Em pouco tempo, acabaram. Monopoly era um sucesso!
Os executivos da Parker foram atrás de Darrow, dizendo que tinham se enganado, que não era bem assim e coisa e tal. A empresa passou a vender o jogo, e todo mundo se deu bem. Principalmente Charles Darrow, que se tornou, ele próprio, um magnata. Abandonou os sistemas de aquecimento e dedicou o resto da vida a cultivar orquídeas!
De acordo com a Hasbro, que adquiriu a Parker Brothers em 1991, mais de 275 milhões de unidades do Banco Imobiliário foram vendidas ao redor do mundo desde 1935. Uma curiosidade é que, até 1987, o Monopoly não era comercializado na União Soviética, devido ao conteúdo pró-capitalismo!
A lenda conta, ainda, que a mais longa partida do jogo durou 59 dias.
Charles Darrow morreria em 1967, em sua casa, na Pensilvânia.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Os 80 anos do Monopoly:
Fontes e +MAIS:
– time.com