Beatles lançam compacto “I Feel Fine” nos EUA

Há 50 anos… dia 23 de novembro de 1964.

Beatles lançam single “I Feel Fine” nos EUA

 Que tal mais um #1 para fechar 1964?

“I Feel Fine” foi a última de seis músicas dos Beatles a atingir o topo americano naquele ano. E que ano! Conquista da América, encontro com Bob Dylan (e a maconha!), sucesso e fama além das fronteiras do Reino Unido e Europa. Um ano mágico para os quatro garotos de Liverpool.

Lançada em 23 de novembro nos Estados Unidos e no dia 27 na Inglaterra, “I Feel Fine” coroou 1964, atingindo o primeiro lugar de ambas as paradas em meados de dezembro. O compacto que tem “She’s a Woman” no lado B vendeu mais de 800 mil cópias nos primeiros cinco dias!

A canção ainda entrou para a História do rock e da música por conta de um recurso já usado no meio, mas nunca oficialmente registrado em um disco: a microfonia (feedback, em inglês).

Sir Paul conta a história:

“Nós estávamos prestes a sair do estúdio para ouvir um take quando John inclinou sua guitarra contra o amplificador. Eu ainda posso vê-lo fazendo isso! Ele deveria ter desligado, mas foi apenas por alguns segundos. John apenas aproximou a guitarra do amp quando… ‘Nnnnnnwahhhhh!’.  ‘O que é isso? Voodoo!’, gritamos. ‘Não, é feedback’, ele disse. ‘Uau, é um grande som!’ George Martin estava lá e dissemos: ‘Podemos ter isso no disco?’ ‘Bem, acho que podemos, nós poderíamos colocar no começo da música.” Foi um achado, um acidente causado por inclinar a guitarra contra o amp.”

E assim, eles fizeram história, mais uma vez: primeira gravação com o efeito de microfonia? Feito.

Composição de John, ”I Feel Fine” é inspirada no blues “Watch Your Step”, de Bobby Parker, música que eles tocavam nos shows anos antes. É quase um plágio, na verdade… Aliás, Parker até procurou a Justiça por causa da “cópia”, mas não deu em nada. Além de “Watch Your Step”, impossível não notar a semelhança da bateria de Ringo com a levada de “What I’d Say”, de Ray Charles. O próprio Paul admitiu…

“I Feel Fine” não entrou em nenhum dos álbuns oficiais dos Beatles no Reino Unido, só aparecendo em compilações futuras. Nos Estados Unidos, está entre as faixas do disco Beatles’65.

O ano de 1965 seria ainda mais agitado para Paul, John, George e Ringo. Ano de Help! e Rubber Soul, dois álbuns de transição no caminho do grupo.

Mas essa(s) história(s) fica(m) pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

“I Feel Fine” e “She’s a Woman”:

Fontes:

Wikipedia

songfacts.com

beatlesbible.com

beatlesbooks.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.