Há 40 anos… dia 8 de novembro de 1974.
POR PAULO SENE*
Para mim, o Queen sempre foi uma banda de momentos. Sempre os reconheci como uma das grandes de classic rock, os respeitava pelo número de fãs e reconhecia todos os músicos como virtuoses. Mas gostava de uma música aqui, outra ali, sem um disco específico pra chamar de “meu preferido”. Até que caiu o vinil de Sheer Heart Attack na minha mão, com uma capa meio surrada… Tudo mudou!
Desde então, esse é, sem dúvida, meu preferido. Talvez por eu não gostar de hits.
O single foi “Killer Queen”, que chegou ao segundo lugar na parada britânica e fez o quarteto estourar nos Estados Unidos, chegando a posição 12 na Billboard.
O terceiro disco, lançado há exatamente 40 anos, elevou o Queen a status de mega grupo. Foi com ele que o grupo abriu as asas para conquistar o mundo. Com ele, deciframos toda a sonoridade que ficaria tão marcante nos trabalhos seguintes. Com ele, o Queen descobriu a fórmula real imbatível: a alternância entre os momentos líricos, cantados dramaticamente por Freddie Mercury, e os rompantes brutais de guitarra e bateria, com volta para solos de piano e finalização com corais de vozes.
E o que faz desse disco tão forte talvez seja a coesão dessas vozes. Os quatro integrantes são fundamentais, dando unidade para a obra, mostrando não ser apenas um apanhado de ideias.
Brian May, além de escrever todas as canções, empunhou a guitarra de maneira absolutamente hard rock, como podemos sentir em “Stone Cold Crazy” e “Brighton Rock”. Além de excelentes canções de rock, têm melodias fantásticas.
A sonoridade do Queen já estava consolidada e a teatralidade de Freddie Mercury, muito presente nos dois primeiros discos, está um pouco mais contida, retratada em coisas do dia a dia, o que torna o som ainda mais interessante e relevante.
E esse senso de realidade/fantasia/fuga, somado às guitarras heavy e bem elaboradas melodias pop, fazem o Queen achar seu caminho. Era apenas o início.
* Paulo Sene, fã de pré, pós e punk, fotógrafo nas horas vagas e viciado em bicicleta.
Ouça Sheer Heart Attack:
+MAIS: