Silvio Santos vem aí?

Dia 1º de novembro.

Silvio Santos vem aí?

Desde o início, a disputa pela presidência da República, a primeira eleição direta desde 1961, mostrou-se acirrada. Com 22 candidatos, nanicos e grandes, de diferentes vertentes políticas e variadas coligações, o pleito de 1989 foi uma epopeia, com capítulos e histórias marcantes e improváveis.

A mais improvável, talvez, tenha sido a candidatura de Silvio Santos. Sem dúvida, ele foi personagem importante dessa história.

Em março, o famoso apresentador e dono do SBT causou tímido burburinho quando se reuniu com lideranças do PFL para conversar sobre uma possível candidatura à presidência. O encontro foi em vão, já que Silvio Santos garantiu: não iria concorrer. “Prefiro continuar empresário e de bem com todo mundo”, afirmou na época, ao Estadão.

As folhinhas do calendário caíram e tudo mudou. E justamente em momento de mais acirramento da já renhida corrida pelo Planalto. No dia 1º de novembro de 1989, dois dias depois de o Datafolha colocar Covas no páreo, Folha e Estadão destacaram a candidatura de Silvio Santos.

“Silvio vira candidato a 15 dias da eleição”, dizia o jornal dos Frias. “Sílvio é candidato com o nome de Armando Côrrea”, estampava o veículo da família Mesquita.

Apesar do devido destaque, ambos faziam ressalvas sobre a legalidade da manobra e a efetividade da candidatura do apresentador. Como explica a manchete do Estadão, Silvio concorreria com o nome de Armando Côrrea, então candidato pelo nanico Partido Municipalista Brasileiro (PMB).

Silvio mudou de ideia depois de encontro com o senador Marcondes Gadelha (PFL da Paraíba), líder do governo do então presidente José Sarney no Senado, e com o próprio Armando Corrêa. “Quero devolver ao povo um pouco do muito que o povo me deu”, disse o empresário, após oficializar a candidatura.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só decidiria sobre a validade da candidatura a poucos dias do primeiro turno, em 15 de novembro.

Nos dias seguintes ao anúncio, pesquisas mostraram Silvio Santos à frente, o que causou mais frisson em todo o Brasil, principalmente e claro, entre os candidatos.

A eleição de 89 virava um Roletrando.

A notícia da candidatura de Silvio Santos:

Fontes:

Wikipédia

Acervo Estadão

Acervo Folha

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.