Marco Van Basten, 50 anos

31 de outubro de 1964

Marco Van Basten, 50 anos

“Talvez um dos gols de maior ranking no indicador Beleza x Importância, na História do futebol, tenha sido o do Van Basten na final da Euro’88, em que a Holanda finalmente ganhou seu título. Não foi uma Copa do Mundo, mas foi muito importante para eles. Aquele gol impossível teria sido como um ato de sorte se marcado por um jogador mais comum. Mas minha memória afetiva me diz que ninguém ousou nem pensar isso, pois o Van Basten era um estilista.”

Faço minhas as palavras do Rodrigo, que viu um pouco do estilista holandês, principalmente naquele extraordinário Milan do final dos anos 1980, começo dos 1990.

Realmente, é a palavra perfeita para definir Van Basten. Basta ver seus gols no YouTube (tem alguns, no fim do post!). Pura beleza e graça.

O da final da Eurocopa, por exemplo, o foguete na vitória da Holanda sobre a União Soviética por 2 a 0, mencionado na abertura e que ilustra o texto, é de uma elegância ímpar.

É um bailado de Van Basten com a bola. De longe, ele a fita fixamente, em sua longa viagem pelo ar. Quando ela vem, ele a toca com firmeza, mas leveza. Força, mas sutileza. Ela volta a viajar, parabólica, para morrer na rede lateral da meta.

Uma pintura.

Um gol impossível, como tantos que ele assinou. Como muitos que poderiam ter sido e que não foram, porque os tornozelos não deixaram.

O menino que nasceu Marcel e virou Marco porque não conseguia pronunciar o próprio nome foi um fenômeno de elegância, classe e técnica nos pouco mais de 10 anos de carreira.

Ajax, Holanda, Milan. Marco deixou sua marca.

Quando parou, prematuramente, em 1995, fez até o sisudo Fabio Capello chorar.

“Quando vejo de novo as imagens da despedida dele em San Siro, ainda me sinto comovido. Eu sentia uma injustiça enorme no fato de que ele teria de parar”.

Todos sentimos, caro Capello.

A carreira de técnico não teve o mesmo brilho, apesar de passagem pela seleção holandesa, que ele comandou na Copa de 2006.

Van Basten segue no futebol, como auxiliar-técnico AZ Alkmaar.

Será sempre lembrado como o estilista de pernas longas, categoria incomum e gols de rara beleza.

Top 10 de Van Basten pelo Ajax: 

Compilação de gols e dribles:

Fontes:

Wikipedia

trivela.uol.com.br

acmilan.com

pt.fifa.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.