Começa a Olimpíada de Tóquio

Há 50 anos… dia 10 de outubro de 1964.

Começa a Olimpíada de Tóquio

A primeira Olimpíada realizada na Ásia teve muito simbolismo, característica marcante da cultura oriental, em especial a japonesa.

De todos os símbolos, Yoshinori Sakai foi, certamente, o maior. Um emblema claro e inequívoco da cultura de paz, do poder de superação e da sabedoria do Japão.

Sakai foi o escolhido para carregar a chama e acender a tocha olímpica no estádio Olímpico Nacional de Tóquio. Por que? Por um “singelo” motivo. Um simples e poderoso motivo: a data e o local de nascimento. 6 de agosto de 1945, Hiroshima.

Com Sakai, o Japão transmitia uma forte e bonita mensagem de tenacidade ao mundo. Um recado que permeou os Jogos Olímpicos de Tóquio.

O evento também marcou uma virada para a Terra do Sol Nascente. O ponto de partida para um Japão moderno, progressista, futurista. O governo da época investiu cerca de US$ 2 bilhões, com prioridade em telecomunicações e transportes.

Nove dias antes da abertura, o primeiro trem-bala do mundo foi inaugurado, com uma viagem de Tóquio a Osaka. Mais um símbolo forte e evidente de vanguarda e modernidade.

A Olimpíada foi aberta há exatos 50 anos, com uma linda festa. Estima-se que mais de 150 mil pessoas estavam presentes no estádio na capital. Entre elas, o imperador Hiroito, que declarou os Jogos oficialmente inaugurados.

Catorze dias depois, havia outro Japão. Um novo Japão. Uma nação pacífica, aberta a todos os outros países, capitalistas ou comunistas, respeitada e admirada internacionalmente.

Em cerca de seis anos, Tóquio receberá novamente o mundo inteiro na Olimpíada de 2020. Uma oportunidade para renovar todos os valores e símbolos de 1964.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja cenas da cerimônia de abertura da Olimpíada de Tóquio-1964:

Fontes:

– Wikipedia

– blog.wsj.com

– olympic.org

– joc.or.jp

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s