Fernando Henrique Cardoso é eleito presidente do Brasil

Há 20 anos… dia 3 de outubro  de 1994.

Fernando Henrique Cardoso é eleito presidente do Brasil

“FHC É PRESIDENTE”, cravava a Folha, em letras garrafais, na manchete da edição do dia 4 de outubro de 1994. O concorrente Estadão apontava o mesmo desfecho, contudo, com mais comedimento: “Institutos de pesquisas confirmam eleição de Cardoso no primeiro turno”.

Assertivo ou tímido, era impossível negar o desfecho líquido e certo das eleições presidenciais de 1994. Aos 63 anos de idade, Fernando Henrique Cardoso venceu e se tornou o 34º Presidente da República da História do Brasil.

Segundo números do Datafolha, o candidato do PSDB tinha 55% dos votos válidos. Já o levantamento do Gallup, que baseou o jornal da família Mesquita, indicava FHC com 45,1% do total dos votos contra 25,1% de Lula, do PT.

“Não se pode afirmar com certeza que Fernando Henrique Cardoso já foi eleito presidente da República, mas a maior probabilidade é de que isso tenha acontecido”, ponderava o diretor do Gallup, Carlos Matheus, no Estadão.

No mesmo Estado, Marcos Coimbra, do Vox Populi, garantia vitória do sociólogo. “Cardoso vencerá com uma diferença de dois a três milhões de votos sobre os demais candidatos”, atestava.

Ao fim e ao cabo, o resultado oficial se aproximou da estimativa do Datafolha. Fernando Henrique teve 54,28% dos votos válidos, quase 10% a mais do que os outros concorrentes (45,72%). Lula teve 27,04%, seguido de Enéas, do PRONA, com 7,38%, e Orestes Quércia (PMDB), que ficou com 4,38%.

Com a vitória certa, os jornais já especulavam sobre o futuro governo de FHC. Ministérios, apoios, costuras partidárias, Congresso, enfim, como seria a gestão do PSDB no Planalto.

Fernando Henrique Cardoso seria reeleito em 1998, com nova vitória sobre Lula.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

A vitória de FHC na Retrospectiva de 1994, da Globo:

Fontes:

– Wikipédia

– Acervo Estadão

– Acervo Folha

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s