The Supremes gravam “Baby Love”

Há 50 anos… dia 13 de agosto de 1964.

The Supremes gravam “Baby Love”

Entre 1961 e 1963, elas lançaram oito compactos. Nenhum entrou sequer no top 40 da parada da Billboard Hot 100. Nos escritórios da Motown, em Detroit, eram mencionadas pejorativamente como “no-hit Supremes”.

Tudo começou a mudar no final de 63.

O single “When the Lovelight Starts Shining Through His Eyes” chegou a 23ª posição no Billboard Hot 100 e tirou um pouco o peso das costas do trio. Seria o primeiro de vários sucessos delas escrito pelo time Holland–Dozier–Holland, a famosa trinca de compositores formada por Lamont Dozier e os irmãos Brian e Eddie Holland.

Outra decisão importante partiu de Berry Gordy, o chefão da Motown. O big boss deu murro na mesa e definiu Diana Ross como vocalista principal, deixando Mary Wilson e Florence Ballard como backing vocals. Gordy acertou na mosca.

Em junho de 1964, as Supremes estourariam de vez com o lançamento de “Where Did Our Love Go”, mais uma de Holland–Dozier–Holland. O esperado number one! O primeiro de uma sequência de 5 singles a atingirem o topo das paradas.

O primeiro #1 fez Gordy esfregar as mãos. Mas ele não queria deixar a peteca cair. O sucesso das meninas precisava continuar. Insistiu para que o trio de compositores produzisse outro hit imediatamente.

Com batida e melodia semelhantes a “Where Did Our Love Go”, nasceu “Baby Love”. Um vocal cool de Diana Ross, muito bem acompanhado por Mary e Florence e pelo imbatível instrumental dos Funk Brothers.

Pronto. Calma, ainda não!

Berry Gordy gostou, mas achou que faltava alguma coisa. Algo cativante. Pediu para que elas voltassem ao estúdio e que Diana soltasse um gritinho no começo…

…Uuuuuuuuuuuuuuuuuh….Baby love, my baby love!

Pouco mais de um mês após a gravação, “Baby Love” foi lançado, com “Ask Any Girl” no lado B. No dia 15 de outubro, as Supremes apresentaram a canção no programa Top of the Pops, da BBC britânica.

Dez dias depois, a música chegava ao topo.

No dia 31 de agosto, o trio lançaria o segundo álbum da carreira, Where Did Our Love Go, com os dois hits e outras 10 canções.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Supremes cantam “Baby Love” no Top of the Pops:

Fontes:

Wikipedia

songfacts.com

classic.motown.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s