Com Brasil na agenda, Rolling Stones começam a 18ª turnê

Há 20 anos… dia 1º de agosto de 1994.

Quando os acordes da guitarra de Keith soaram e o Robert Robert F. Kennedy Memorial Stadium veio abaixo com “Not Fade Away”, estava inaugurada a 18ª turnê da longa estrada da maior banda do rock and roll.

Os Rolling Stones escolheram a capital dos Estados Unidos para iniciar a gigantesca volta mundial, a “Voodoo Lounge Tour”. Um giro grandioso, com 129 shows previstos, incluindo 5 no Brasil. Seria a primeira vez em terras tupiniquins!

O tour com o nome do 28º álbum seria o primeiro sem o baixista Bill Wyman, presente desde a formação original. Wyman tinha deixado os Stones em 1991, atirando pra todo lado. Chamou Mick Jagger de “medíocre”, Charlie Watts de “batuqueiro”, entre outros venenos.

Mas como o show tem de continuar – e a roda da fortuna “stoniana” também! -, Darryl Jones, conhecido pela vertente mais jazzística (tocou “só” com Miles Davis e Herbie Hancock), foi o substituto do magoado Wyman. O novo baixista já havia participado da produção de Voodoo Lounge, gravado entre setembro de 1993 e abril de 1994.

Na noite de 1º de agosto de 1994, ele subiu ao palcocom Mick, Keith, Charlie e Ronnie. Uma performance com 27 músicas, 7 do novo trabalho: “You Got Me Rocking”, “Love is Strong”, “The Worst”, “I Go Wild”, “Out of Tears”, “Sparks Will Fly” e “Brand New Car”. Ah, o show teve abertura do Counting Crows, a banda do momento, do hitaço “Mr. Jones”.

Dois dias depois, lá estavam eles novamente, no palco do RFK Stadium…

Em 30 de agosto de 1995, no estádio do Feyenoord, em Roterdã, os Stones encerraram mais uma turnê. Mais uma para a história. Mais uma para eternizar a já imortal maior banda da História do rock.

A estreia no Brasil aconteceria em janeiro, com shows no Pacaembu e no Maracanã.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Trechos do show dos Rolling Stones em Washington:

Fontes:

Acervo Estadão

Wikipedia

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s