Primeira corrida de automóveis da História acontece na França

Há 120 anos… dia 22 de julho de 1894.

Primeira corrida de automóveis da História acontece na França

De 1863 até 1944, Le Petit Journal foi uma publicação de muito sucesso na França. No final do século 19, o jornal tinha alta popularidade e circulação na casa do milhão de exemplares. Uma maneira de alavancar as vendas era criar e organizar eventos, principalmente esportivos.

O veículo foi promotor de algumas das mais marcantes disputas na História do esporte. Por exemplo, a Paris-Brest-Paris, uma das primeiras provas de ciclismo do mundo (disputada entre 1891 e 1951).

Por trás de quase todas as iniciativas, um homem: o editor Pierre Giffard. Em 1894, com o objetivo de estimular o esporte a motor, com interesse ascendente na nova burguesia industrial francesa, Giffard idealizou a Paris-Rouen, primeira corrida de automóveis da História.

No final do século 19, carros ainda não eram confiáveis, tampouco comuns. A partir de 1886, com a concepção e o desenvolvimento do motor a combustão movido a gasolina, invenção dos alemães Karl Friedrich Benz e Gottlieb Daimler, os automóveis começaram a se difundir, ainda que timidamente.

A edição de 19 de dezembro de 1893 trazia anúncio para a “Competição para Carruagens Sem Cavalos do Le Petit Journal”. O jornal negava veementemente que se tratava de uma corrida e existe, até hoje, controvérsias sobre se a Paris-Rouen é a primeira prova de automóveis da História.

Controvérsias à parte, o fato é que às 8h da manhã do dia 22 de julho de 1894 21 carros largaram do Porte Maillot, em Paris, com direção a Rouen. Antes, do dia 19 até o dia 21, houve testes classificatórios e também exibição de automóveis, em 18 de julho.

Depois de 6 horas e 48 minutos, Jules-Albert, o Comte de Dion, cruzou a linha de chegada em primeiro, três minutos e meio à frente de Albert Lemaître e quase 17 em vantagem sobre Auguste Doriot. Somente outros 14 carros completaram o circuito de 127 km entre as cidades.

Na carona da Paris-Rouen, outras provas entre cidades surgiram, como a Paris-Bordeaux-Paris, considerada por muitos como a verdadeira primeira corrida da História.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Fontes:

– Wikipedia

history.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.