Elvis Presley lança o primeiro single

Há 60 anos… dia 19 de julho de 1954.

Elvis Presley lança o primeiro single

Na noite de 5 de julho de 1954, uma arrastada sessão de gravação acontecia nos estúdios da Sun Records, em Memphis. Cansados, o guitarrista Scotty Moore e o baixista Bill Black saíram para tomar um ar, fumar um cigarro e relaxar.

O topetudo vocalista, no entanto, permaneceu no estúdio. De brincadeira e em um tempo mais acelerado, começou a cantar “That’s All Right”, um blues de Arthur “Big Boy” Crudup, de 1946. Moore e Black retornaram da pausa a tempo de se juntaram à jam. Embasbacado com o que ouvia desde a mesa de som, Sam Phillips, dono e produtor da gravadora, apertou o botão vermelho. Pronto. Estava feita a História.

O primeiro single de Elvis Presley é considerado por muitos – como a revista Rolling Stone – o primeiro rock and roll da História. Hoje completam-se 60 anos do lançamento do compacto de “That’s All Right (Mama)”, com “Blue Moon of Kentucky” no lado B.

Sam Phillips já conhecia o talento daquele jovem branco com voz de blueseiro negro. Um ano antes, ele aparecera nos estúdios da Sun em um sábado à noite. Pagou pouco menos de US$ 4 e gravou um acetato com duas músicas (“My Happiness” e “That’s When Your Heartaches Begin”) para dar de presente de aniversário à mãe.

Intrigado com a voz e o jeitão peculiar daquele motorista de caminhão, Phillips disse algo que sua parceira e sócia Marion Kreisler tomou nota: “Bom cantor de baladas. Guardar”. Marion ouviu a gravação do acetato algumas vezes e insistiu ao dono da Sun para que chamasse o moleque aos estúdios mais uma vez.

Quase um ano depois, o produtor finalmente convocou os músicos Scotty Moore e Bill Black para a missão. Eles encontraram e tocaram um pouco com o tal rapaz, mas não se impressionaram. Ainda assim, Sam Phillips decidiu gravar e marcou a sessão para o dia 5. O resto da trama taí no começo do post…

Dois dias depois da sessão, o compacto do jovem topetudo estourava nas rádios de Memphis. O popular DJ da cidade, Dewey Phillips, tocou “That’s All Right” em seu conhecido show “Red, Hot & Blue”. O sucesso foi tão estrondoso que Dewey Phillips teve de repetir a música 14 vezes! E ainda recebeu mais de 40 telefonemas de curiosos que perguntavam sobre aquele tal Elvis…

Em 19 de julho, o single foi lançado. Vendeu cerca de 20 mil cópias nos EUA, número inexpressivo nacionalmente.

Pouco importava. Elvis Presley começava ali o seu eterno Reinado no Rock.

Ouça “That’s All Right” e “Blue Moon of Kentucky”:

Fontes:

Wikipedia

history.com

songfacts.com

Um comentário sobre “Elvis Presley lança o primeiro single

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.