Dois gigantes X duas surpresas nas semifinais

Dia 11 de julho

logo94

Brasil e Itália, os gigantes.

Suécia e Bulgária, as surpresas.

Dois tricampeões e dois franco-atiradores nas semifinais da Copa de 94 – com lembrança, claro, do vice sueco em casa, em 1958, a primeira conquista da seleção brasileira.

O Brasil de Parreira havia enfrentado o adversário mais difícil nas quartas (isso sem falar no sufoco contra os anfitriões, na fase anterior!). O gol de Branco contra a Holanda colocou o time canarinho nas semifinais do mundial dos EUA. Sólido na defesa e com um jogador absolutamente inspirado e genial, número 11 às costas, a equipe iria pegar os conhecidos suecos, a quem enfrentaram na primeira fase (1 a 1). Com essa fórmula, a seleção buscava a finalíssima e o título após 24 anos.

A Suécia, sem dúvida o adversário mais difícil do Brasil na fase de grupos, tinha campanha instável, mas vivera odisseia diante da Romênia nas quartas de final. Em jogo de pura emoção, os suecos abriram o placar a 12 minutos do fim, com Brolin. Raducioiu deixou tudo igual aos 43. Na prorrogação, o camisa 9 romeno fez o da virada, mas o grandalhão Kennet Andersson decretou novo empate, no minuto final. Nos pênaltis, o engraçadão Thomas Ravelli foi o herói ao defender a sexta cobrança, de Belodedici. Os escandinavos queriam mais.

Outro gigante entre os quatro semifinalistas, a tricampeã Itália se arrastou na primeira fase, mas ressurgira, como sempre e como uma fênix, na fase eliminatória. Quando a onça bebe água, a Azzurra se supera. Baggio comandou a virada diante dos nigerianos nas oitavas e novamente foi o cara no triunfo contra a Espanha. O camisa 10 era um dos grandes nomes da Copa e queria colocar a Itália na final.

Maior surpresa da Copa, a Bulgária chegou até a semifinal depois de vitória épica contra a atual campeã Alemanha. Comandados pelo craque canhoto Stoichkov, os búlgaros tinham ótimos coadjuvantes, como Balakov e Letchkov, o carequinha que mergulhou para fazer o gol do triunfo diante dos germânicos. A surpresa queria aprontar de novo.

Brasil x Suécia.

Itália x Bulgária.

Gigantes X Surpresas.

Eis as semifinais da Copa do Mundo dos Estados Unidos.

Fontes:

– fifa.com

– Wikipedia

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.