Há 45 anos… dia 21 de abril de 1969.
A primeira vez fora dos Estados Unidos.
A primeira turnê na Europa.
Primeira e única.
Na primavera do hemisfério norte, Janis Joplin, uma das maiores artistas do momento, embarcou para uma turnê de um mês pelo Velho Continente.
Depois de inéditas e memoráveis apresentações em Frankfurt (Alemanha), Estocolmo (Suécia), Amsterdã (Holanda), Copenhague (Dinamarca) e Paris, ela concluiria o tour pela meca do rock and roll.
Em Londres, foi recebida por um público em absoluto estado de êxtase no lendário Royal Albert Hall.
21 de abril de 1969, a única vez de um mito do rock na mítica casa londrina.
“Janis foi soberba.
Como uma poderosa, áspera e, ao mesmo tempo, doce voz emana de uma pessoa tão pequena e ainda sem a machucar, eu nunca vou saber!
Ela parecia uma criança em sua primeira festa: a juba de cabelos rebeldes, pouca ou nenhuma maquiagem, um azul decotado, calças berrantes de terno e um par de sandálias douradas.
O público a amou e a recebeu com carinho.
Os primeiros números foram recebidos com o tom de aplauso em geral dispensado para o fim, e quando o fim chegou, ela foi chamada de volta para o bis. Janis estava visivelmente emocionada pela calorosa recepção.
Uma plateia aos seus pés, com entusiasmo. Dezenas de pessoas dançando nos corredores e mais aglomeração em frente ao palco é um espetáculo raramente visto no Albert Hall.
Perto do fim, Janis estava em pé em um círculo cada vez menor como seu exército de fãs avançado. E quando ela terminou, com “Ball and Chain”, o último de seus dois bis, foi uma cena incrível. Foi, de longe, o seu melhor número.”
Assim Nick Logan decreveu o único show da vida de Janis Joplin no Royal Albert Hall, em crônica publicada na NME, em 3 de maio de 1969. Registro histórico.
Na passagem pela Inglaterra, Janis curtiu a “Swinging London” já em seus momentos finais, se encontrou com George Harrison e a mulher, Patti Boyd, e levou boas lembranças da turnê pela Europa.
Em agosto, ela seria uma das principais atrações do Woodstock.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Veja vídeo relembrando fatos da história da música, entre eles o show de Janis Joplin em Londres:
Fontes: