Bill Haley and His Comets gravam “Rock Around the Clock”

Há 60 anos… dia 12 de abril de 1954.

Bill Haley and His Comets gravam “Rock Around the Clock”

“Não foi o primeiro sucesso do rock and roll (Bill Haley teve sucesso nas paradas americanas com “Crazy Man, Crazy”, em 1953, e em 1954, “Shake, Rattle and Roll”, cantada por Big Joe Turner, chegou ao número 1 no R&B da Billboard). A gravação de Haley, no entanto, tornou-se um hino para a juventude rebelde dos anos 1950 e é amplamente considerada como a canção que, mais do que qualquer outra, trouxe o rock and roll ao mainstream ao redor do mundo.”

Como bem define a Wikipedia, “Rock Around the Clock” foi o primeiro grande sucesso do novo estilo musical que nascia, um tal de rock and roll. A partir dessa canção, o rock se tornou conhecido de verdade. Para chegar até lá, no entanto, Bill Haley and His Comets suaram!

Quando entraram nos estúdios da Decca Records, em 12 de abril de 1954, eles já eram famosos nos Estados Unidos. De 1949 a 1952, foram Bill Haley and the Saddlemen, banda de country com levada de blues reconhecida na América. O bandleader, aliás, era considerado um dos melhores vocalistas do estilo.

Em 1952, a banda começou a gravar músicas da nova onda sonora e teve que mudar de nome – afinal, “saddlemen” (algo como “vaqueiros” em português) não se encaixava com o rock. No outono de 1952, virou Bill Haley and The Comets. O primeiro hit veio em 1953, com a já mencionada “Crazy Man, Crazy”.

Logo depois do sucesso, Bill Haley foi apresentado a “Rock Around the Clock”, composição de Max C. Freedman e James E. Myers (“Jimmy De Knight”). Mostrou para a banda e começaram a ensaiar. Mas o produtor do grupo, Dave Miller, se recusava em gravar a música pela Essex Records. Haley diria, posteriormente, que Miller chegou a rasgar a partitura mais de uma vez!

“Rock Around the Clock” acabou gravada pelo grupo Sonny Dae & His Knights em março de 1954. Haley e banda, porém, queriam a música. Deixaram a Essex e assinaram com a Decca Records. A primeira exigência: gravar “Rock Around the Clock”.

No esperado dia, 12 de abril, novos problemas. Presos em um ferry boat da Filadélfia para Nova York, eles quase não chegaram aos estúdios Pythian Temple. Quando chegaram, o produtor Milt Gabler, reconhecido por ter produzido Billie Holiday, entre outros, insistiu para que gravassem “Thirteen Women (and Only One Man in Town)”. Seria o lado A do primeiro single da banda pela Decca.

Tarefa cumprida. Mas agora havia pouco tempo para “Rock Around the Clock”! Precisamente, dois takes. No primeiro, os “Cometas” soaram mais alto que a voz de Haley. Para salvar a gravação, o segundo take teve somente a voz do líder com pouco acompanhamento. Um grande trabalho dos engenheiros de som e pronto: a música estaria no lado B de “Thirteen Women”.

Mas… Sim, tem mais! Apesar de chegar às paradas da Billboard e as vendas do single atingirem 75 mil cópias, “(We’re gonna) Rock Around the Clock” – nome original da música – foi considerada um fracasso comercial.

Até que um garoto de 10 anos, Peter, se apaixonou pela canção e mostrou ao pai, Glenn Ford, ator em “Blackboard Jungle”, filme que seria lançado em março de 1955. Os produtores do longa estavam em busca de uma música para os créditos, algo que os jovens estavam ouvindo na época. Glenn pegou alguns discos do filho para ajudar e “Rock Around the Clock” acabou escolhida!

Bill Haley and His Comets relançaram a música por ocasião do filme. Em 9 de julho de 1955, “Rock Around the Clock” se tornou o primeiro rock a chegar ao topo da Billboard.

A banda nunca mais experimentaria o mesmo sucesso.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Ouça Bill Haley and His Comets no Ed Sullivan Show:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

history.com

– ultimateclassicrock.com

songfacts.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.