Kiss lança álbum de estreia

Há 40 anos… dia 18 de fevereiro de 1974.

18fev14

Três semanas ou 13 dias.

Não é possível precisar exatamente, mas esse foi, mais ou menos, o tempo de gravação e mixagem do álbum de estreia de uma das bandas mais longevas do rock.

Em 18 de fevereiro de 1974, a capa preta com quatro rapazes maquiados, inspirada em With the Beatles (ou Meet the Beatles nos EUA), chegava às lojas para balançar o cenário da música.

O punk rock londrino chutava a porta. O rock psicodélico/progressivo, depois do lançamento de The Dark Side of The Moon, em março de 1973, crescia. Nesse cenário, o primeiro álbum do Kiss foi lançado. Um projeto ambicioso para a época. Não é preciso dizer o resultado. Um tiro certeiro para os primeiros lugares nas paradas de sucesso em todo o mundo.

A mistura de quatro personagens maquiados de forma bizarra tocando o autêntico hard rock foi perfeita. O glam rock americano ganhava os seus fundadores e mais importantes representantes.

O disco apresenta um repertório robusto, com riffs e refrãos marcantes, em uma proposta criativa, respeitando a essência do bom e velho rock and roll. São 35 minutos de pura intensidade. Uma viagem sem parada em uma highway americana. Bom demais.

Algumas das faixas foram compostas na época de Wicked Lester, a banda antes do Kiss, que tinha Gene Simmons e Paul Stanley como integrantes. Muitas se tornaram grandes clássicos, como “Firehouse”, “Cold Gin”, “Deuce”, sem falar a quentíssima “Black Diamond”. São músicas apresentadas até hoje ao vivo, nos memoráveis e grandiosos shows do Kiss.

Sem dúvida, Kiss apresentou os quatro rapazes maquiados devidamente e ainda abriu as portas para o que viria depois: uma cachoeira de hits e shows, que transformariam o grupo em um dos grandes heróis do hard rock americano, junto com o Aerosmith.

É álbum obrigatório para qualquer fã incondicional de rock.

Na esteira de sucesso do debut, o Kiss lançaria o segundo trabalho ainda 1974, no mês de outubro.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

NOTA: o post de hoje teve consultoria e essência do grande amigo Helio Siecola, roqueiro, são-paulino e fã do Kiss desde os tempos de moleque. Valeu, Cururu!

Aumente o som e ouça o primeiro álbum do Kiss:

Fontes:

Wikipedia

kissonline.com

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.