Pete Sampras vence seu primeiro Australian Open

Há 20 anos… dia 30 de janeiro de 1994.

30jan14

“Se conseguir manter este nível durante os próximos cinco ou seis anos, serei um dos melhores tenistas de todos os tempos”.

Foi a frase de Pete Sampras após levantar o primeiro dos dois troféus de Australian Open de sua carreira, em 1994. Antes de levar o título em Melbourne, o americano tinha “apenas” três conquistas de Grand Slam: dois US Open (1990 e 1993) e um Wimbledon (1993).

No entanto, era questão de tempo para se colocar entre os maiores de todos os tempos, como profetizou.

Ao encerrar a carreira, em 2002 (oficialmente, em 2003), Pete Sampras tinha nada mais nada menos que 14 taças de Grand Slam: 7 Wimbledon (recorde igualado por Roger Federer em 2012), 5 US Open e 2 Australian Open.

O primeiro triunfo na Austrália veio com certa facilidade. Em seu caminho, Sampras encontrou desafios somente na segunda rodada e nas quartas de final. No segundo jogo, um tal de Yevgeny Kafelnikov, deu trabalho. O americano precisou de cinco sets para bater o russo (6-3, 2-6, 6-3, 6-1 e 9-7). Nas quartas, nova pedreira e vitória em quatro sets, contra o sueco Magnus Gustafsson, com parciais de 7-6(7-4), 2-6, 6-3 e 7-6(7-4).

Nas semifinais, Sampras encarou o compatriota Jim Courier, em duelo mais disputado que a própria decisão, contra o também compatriota Todd Martin. Apesar de concluída em três sets,  vitória sobre Courier teve ótima qualidade técnica.

Na final, Martin resistiu ao excepcional jogo de saque e voleio somente no primeiro set. Sampras chegou a salvar dois serviços com 0/40 e só venceu a primeira parcial no tie-break, por 7 a 4.

A partir do segundo set, o que se viu na National Tennis Centre, no Flinders Park, foi um passeio de um jogador. Duas horas e trinta e cinco minutos depois, Sampras fecharia a partida em 3 a 0, com duplo 6-4 no segundo e terceiro sets.

Ele voltaria a vencer em Melbourne somente mais uma vez, em 1997, derrotando o espanhol Carlos Moyá na final.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja lances de Sampras na final do Australian Open de 1994:

Fontes:

Wikipedia

Acervo Folha

Acervo Estadão

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s