“Dr. Fantástico” estreia nos Estados Unidos

Há 50 anos… dia 29 de janeiro de 1964.

29jan14

“É uma comédia de humor negro e diferente do estilo do Kubrick que eu gosto. O ponto alto é o Peter Sellers, que faz o papel de vários caras (3, se não me engano)”, escreveu o primo Arthur, que manja tudo e mais um pouco de Kubrick, em resposta a email perguntando sobre o “Dr. Fantástico”, lançado há exatos 50 anos.

É isso mesmo, Arthur.

Humor negro, política e um Peter Sellers excepcional.

Baseado no livro Red Alert, de Peter George, “Dr. Fantástico” – em inglês “Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb” – é uma grande sátira do período da Guerra Fria.

Estreou pouco tempo depois da Crise dos Mísseis (outubro de 1962), que quase levou o mundo a um conflito nuclear entre Estados Unidos e União Soviética.

Na trama, o general paranoico e patriota Jack D. Ripper (ou seria Jack the ripper?), interpretado por Sterling Hayden, arma estratégia para iniciar uma guerra nuclear. Autoridades dos EUA e da URSS se reúnem para impedir que o plano do oficial da Força Aérea Americana se realize.

Sem dúvida, o filme de Stanley Kubrick tem em Peter Sellers o ponto alto. O ator britânico faz três personagens: o próprio Dr. Fantástico, um ex-nazista e especialista em bombas nucleares com trejeitos esquisitos (como o “braço nervoso”!), o presidente americano Merkin Muffley e ainda um oficial da Força Aérea Britânica (RAF, Royal Air Force).

O mais impressionante é que Sellers improvisou a maioria de suas falas. Pelos papéis, embolsou 1 milhão de dólares, uma fortuna na época. “Peguei 3 pelo preço de 6”, teria dito Kubrick, que conhecia bem a figura desde “Lolita” (1962).

“Dr. Fantástico” foi bem recebido pela crítica na época e teve quatro indicações ao Oscar de 1964: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Peter Sellers) e Melhor Roteiro Adaptado.

Depois dele, Kubrick trabalhou cinco anos em uma de suas obras-primas, “2001: Uma Odisseia no Espaço”, lançado em 1968.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Assista ao trailer de “Dr. Fantástico”:

Fontes:

– Wikipedia

– Wikipédia

– IMDb

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s