Há 20 anos… dia 30 de janeiro de 1994.

“Se conseguir manter este nível durante os próximos cinco ou seis anos, serei um dos melhores tenistas de todos os tempos”.
Foi a frase de Pete Sampras após levantar o primeiro dos dois troféus de Australian Open de sua carreira, em 1994. Antes de levar o título em Melbourne, o americano tinha “apenas” três conquistas de Grand Slam: dois US Open (1990 e 1993) e um Wimbledon (1993).
No entanto, era questão de tempo para se colocar entre os maiores de todos os tempos, como profetizou.
Ao encerrar a carreira, em 2002 (oficialmente, em 2003), Pete Sampras tinha nada mais nada menos que 14 taças de Grand Slam: 7 Wimbledon (recorde igualado por Roger Federer em 2012), 5 US Open e 2 Australian Open.
O primeiro triunfo na Austrália veio com certa facilidade. Em seu caminho, Sampras encontrou desafios somente na segunda rodada e nas quartas de final. No segundo jogo, um tal de Yevgeny Kafelnikov, deu trabalho. O americano precisou de cinco sets para bater o russo (6-3, 2-6, 6-3, 6-1 e 9-7). Nas quartas, nova pedreira e vitória em quatro sets, contra o sueco Magnus Gustafsson, com parciais de 7-6(7-4), 2-6, 6-3 e 7-6(7-4).
Nas semifinais, Sampras encarou o compatriota Jim Courier, em duelo mais disputado que a própria decisão, contra o também compatriota Todd Martin. Apesar de concluída em três sets, vitória sobre Courier teve ótima qualidade técnica.
Na final, Martin resistiu ao excepcional jogo de saque e voleio somente no primeiro set. Sampras chegou a salvar dois serviços com 0/40 e só venceu a primeira parcial no tie-break, por 7 a 4.
A partir do segundo set, o que se viu na National Tennis Centre, no Flinders Park, foi um passeio de um jogador. Duas horas e trinta e cinco minutos depois, Sampras fecharia a partida em 3 a 0, com duplo 6-4 no segundo e terceiro sets.
Ele voltaria a vencer em Melbourne somente mais uma vez, em 1997, derrotando o espanhol Carlos Moyá na final.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Veja lances de Sampras na final do Australian Open de 1994:
Fontes:
