Há 75 anos… dia 26 de janeiro de 1939.
Para catalães, a queda.
Para franquistas, a vitória.
O dia 26 de janeiro de 1939 marca a conquista de Barcelona pelo exército nacionalista de Francisco Franco.
Até então dominada pelos republicanos, a capital da Catalunha caiu.
É um dos últimos capítulos da Guerra Civil Espanhola, iniciada em 1936. Ao final, Franco assumiu o poder e mergulhou o país em uma ditadura de quase 40 anos.
Depois da vitória na Batalha de Ebro, o general Yague começou investida em Barcelona no final de 1938. Com ajuda das tropas fascistas de Mussolini, o exército nacionalista dominou Tarragona em 14 de janeiro. Dez dias depois, alcançaram o Rio Llobregat, próximo à capital catalã.
Sem resistência dos republicanos, desgastados pela tática de sufocamento de Franco, era questão de tempo para a queda de Barcelona. Centenas de pessoas já fugiam para a França, pela fronteira. Comunistas se organizaram, em tentativa desesperada de resistir. Em vão.
Na manhã do dia 26, o exército nacionalista entrou tranquilamente pelas avenidas Diagonal e Vallvidrera. Vencer a guerra era uma questão de dias.
Em 21 de fevereiro, Franco comanda o desfile da vitória em Barcelona. Quase um mês depois, em 28 de março, as tropas nacionalista invadem Madri. No dia 1º de abril de 1939, a Guerra Civil Espanhola termina.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Veja vídeo que mostra o lado dos vencedores e dos vencidos:
Fontes: