Há 130 anos… dia 4 de outubro de 1883.
Um dos mais famosos trens do mundo começava a circular há exatos 130 anos.
No dia 4 de outubro de 1883, o Expresso do Oriente saiu da Gare de l’Est, em Paris, rumo a Constantinopla (hoje Istambul), na Turquia.
O trem, no entanto, não fazia o trajeto completo. Da capital francesa, o Expresso chegava em Giurgiu, na Romênia, de onde pegava-se um ferry para cruzar o rio Danúbio e chegar em Ruse, na Bulgária. Um trem e outro ferry depois, Constantinopla.
A rota Paris-Constantinopla, sem paradas, foi percorrida pela primeira vez em 1889. Antes chamado de Express d’Orient, o trem ganhou o nome definitivo de Orient Express em 1891.
A ideia do trem foi do belga Georges Nagelmackers, criador da empresa francesa Compagnie Internationale des Wagon-Lits, primeira companhia a introduzir o serviço de vagões-dormitórios e vagões-restaurantes nos trens.
Ao longo dos anos, o Expresso do Oriente modificou diversas vezes a sua rota e sobreviveu a duas guerras, períodos em que teve o serviço paralisado.
Depois da Primeira Guerra Mundial, a construção do túnel Simplon possibilitou a abertura do Simplon Orient Express. A rota passou a ser bastante requisitada e existe até hoje. Aliás, o célebre livro de Agatha Christie, Assassinato no Expresso do Oriente (1934), é ambientado no Simplon Orient Express.
No período entre guerras, o Expresso do Oriente chegou ao auge, com três serviços. Além do original e do Simplon, havia o Arlberg Orient Express, um trem de Paris até Budapeste. Nessa época, o Expresso ganhou fama pelo serviço de luxo oferecido para os passageiros, igualmente famosos e requintados.
Durante a Segunda Guerra Mundial, mais uma vez o serviço foi interrompido e normalizado somente em 1945. O Expresso do Oriente começa a viver período de declínio no mundo pós-guerra.
A última viagem de Paris até Istambul acontece em 1977.
Hoje, o Expresso do Oriente se resume a um trem de Estrasburgo, na França, até Viena, na Áustria.
Inaugurado em 1982, o Venice-Simplon Orient Express (VSOE) se diz herança do velho Expresso do Oriente e existe até hoje. Há controvérsias…
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Veja trailer do filme “Assassinato no Expresso do Oriente”, baseado no livro de Agatha Christie:
Fontes: