Expresso do Oriente começa a circular na Europa

Há 130 anos… dia 4 de outubro de 1883.

4out13

Um dos mais famosos trens do mundo começava a circular há exatos 130 anos.

No dia 4 de outubro de 1883, o Expresso do Oriente saiu da Gare de l’Est, em Paris, rumo a Constantinopla (hoje Istambul), na Turquia.

O trem, no entanto, não fazia o trajeto completo. Da capital francesa, o Expresso chegava em Giurgiu, na Romênia, de onde pegava-se um ferry para cruzar o rio Danúbio e chegar em Ruse, na Bulgária. Um trem e outro ferry depois, Constantinopla.

A rota Paris-Constantinopla, sem paradas, foi percorrida pela primeira vez em 1889. Antes chamado de Express d’Orient, o trem ganhou o nome definitivo de Orient Express em 1891.

A ideia do trem foi do belga Georges Nagelmackers, criador da empresa francesa Compagnie Internationale des Wagon-Lits, primeira companhia a introduzir o serviço de vagões-dormitórios e vagões-restaurantes nos trens.

Ao longo dos anos, o Expresso do Oriente modificou diversas vezes a sua rota e sobreviveu a duas guerras, períodos em que teve o serviço paralisado.

Depois da Primeira Guerra Mundial, a construção do túnel Simplon possibilitou a abertura do Simplon Orient Express. A rota passou a ser bastante requisitada e existe até hoje. Aliás, o célebre livro de Agatha Christie, Assassinato no Expresso do Oriente (1934), é ambientado no Simplon Orient Express.

No período entre guerras, o Expresso do Oriente chegou ao auge, com três serviços. Além do original e do Simplon, havia o Arlberg Orient Express, um trem de Paris até Budapeste. Nessa época, o Expresso ganhou fama pelo serviço de luxo oferecido para os passageiros, igualmente famosos e requintados.

Durante a Segunda Guerra Mundial, mais uma vez o serviço foi interrompido e normalizado somente em 1945. O Expresso do Oriente começa a viver período de declínio no mundo pós-guerra.

A última viagem de Paris até Istambul  acontece em 1977.

Hoje, o Expresso do Oriente se resume a um trem de Estrasburgo, na França, até Viena, na Áustria.

Inaugurado em 1982, o Venice-Simplon Orient Express (VSOE) se diz herança do velho Expresso do Oriente e existe até hoje. Há controvérsias…

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja trailer do filme “Assassinato no Expresso do Oriente”, baseado no livro de Agatha Christie:

Fontes:

Wikipedia

Wikipédia

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.