“007 – Live and Let Die” estreia em Londres

Há 40 anos… dia 6 de julho de 1973. 

6jul13

Depois da estreia nos cinemas dos Estados Unidos em 27 de junho, o mais novo filme da série 007 chegou ao Reino Unido em grande estilo, no dia 6 de julho de 1973. Além da exibição em inúmeras salas, houve uma grande festa de première no Odeon Leicester Square, em Londres.

Tudo para celebrar o mais famoso agente secreto do mundo, “Bond, James Bond”, personagem criado pelo escritor Ian Fleming em 1953. “Live and Let Die” foi o oitavo filme da série que continua até hoje. O ator Roger Moore estreou no papel do agente do MI6, o serviço britânico de inteligência.

Na história, James Bond vai aos EUA para conter um barão de heroína do Harlem, conhecido como Mr. Big, que planeja distribuir a droga de graça para dominar o tráfico no bairro de Nova York.

O traficante é, na verdade, o alter ego de Dr. Kananga, um ditador corrupto da fictícia ilha de San Monique, no Caribe, onde é plantada a papoula processada em heroína. Bond é envolvido no mundo de gangsters e magia vodu para conter Kananga e seu plano diabólico.

“Live and Let Die” apresenta ligações com a temática da sociedade negra e é frequentemente enquadrado na era da blaxploitation (leia aqui), gênero de cinema dos anos 1970. Inclusive, a atriz Gloria Hendry, que vive a agente da CIA no Caribe e se envolve com Bond no filme, fez vários filmes do blaxploitation.

Dois locais de forte cultura negra nos Estados Unidos, o bairro do Harlem e a cidade de New Orleans foram usados como sets de filmagem do longa-metragem, além, claro, de ilhas no Caribe.

Na trilha sonora, a música tema ficou a cargo de ninguém menos do que Paul McCartney. Paul e a mulher, Linda, compuseram a canção, o primeiro rock a ser usado em um filme da série 007. “Live and Let Die” foi lançada como single em junho de 1973 e estourou nas paradas americana e britânica.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja o trailer de “007 – Live and Let Die”:

Fontes:

Wikipedia

Site da MGM

IMDb

Site de Ian Fleming

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s