Brasil rompe relações diplomáticas com a URSS

Há 70 anos… dia 20 de outubro de 1947.

RIO, 20 (“Estado” – Pelo telefone) – O Itamarati não divulgou hoje, como se esperava, as duas notas do governo brasileiro dirigidas ao governo soviético. A primeira dessas notas formula um protesto contra expressões desairosas ao presidente da República e às forças armadas do Brasil publicadas na imprensa moscovita. O governo russo, entretanto, ter-se-ia recusado a aceita-la o que motivara uma segunda nota brasileira suspendendo as relações diplomáticas com a U.R.S.S.

 

O Estado de S. Paulo, 21 de outubro de 1947

Três décadas após romper pela primeira vez as relações com a União Soviética, por causa donão-reconhecimento do governo revolucionário de Vladimir Lênin, o Brasil novamente cortava os laços com Moscou e o governo de Josef Stalin.

Tempos de Guerra Fria. No início daquele ano de 1947, Estados Unidos e União Soviética iniciaram a disputa silenciosa, porém, beligerante, pelo poder. Iniciou-se, então, uma corrida global por “aliados”, ou seja, por nações alinhadas aos preceitos de uma ou de outra superpotência. Capitalismo vs. Comunismo.

O Brasil, claro, não ficou fora desse tabuleiro geopolítico. Ainda sob o governo de Getúlio Vargas, o País retomou as relações com a União Soviética, logo após o fim da Segunda Guerra, em 1945.

O sucessor, Eurico Gaspar Dutra permitiu a existência do Partido Comunista Brasileiro, o PCB, mas com rédeas curtas, e ainda reprimiu os movimentos sindicais. Como diria o ditado, “uma no cravo, outra na ferradura”.

Era questão de tempo para o PCB entrar no limbo e as ligações com a União Soviética serem, de novo, interrompidas. O registro do “Partidão” foi cassado em maio. Já a cisão com o “Império do Mal” aconteceu há exatos 70 anos.

O novo aperto de mãos entre as duas nações aconteceria em 1961, durante o breve e polêmico governo Jânio Quadros.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Boletim de rádio com a notícia do rompimento (Imperdível!):

Fontes e +MAIS:

– Acervo Estadão

– Wikipédia

– itamaraty.gov.br

– cpdoc.fgv.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s