Campanha antiminas conquista o Nobel da Paz

Há 20 anos… dia 10 de outubro de 1997.

Na imagem, cercada de repórteres, cinegrafistas e fotógrafos, a americana Jody Williams, fundadora e coordenadora da International Campaign to Ban Landmines (ICBL) – Campanha Internacional para a Eliminação de Minas, em português.

Momentos antes, Jody soubera que a organização não-governamental tinha sido laureada com o Nobel da Paz de 1997, pelo trabalho de banir de vez as minas terrestres do globo.

Um hercúleo e incansável trabalho que juntou mais de 1.200 ONGs em 90 nações diferentes e teve na princesa Diana a grande porta-voz e um fortíssimo ícone.

Depois de agradecer à comissão do Nobel, a diretora da ICBL ressaltou que a missão estava apenas no meio do caminho.

“O prêmio é um reconhecimento de que o movimento antiminas representa uma nova forma de diplomacia, na qual pequenas e médias potências trabalham com a sociedade civil para responder às necessidades humanitárias urgentes”, analisou Jody.

Na Terra da Rainha, a família de Diana reagiu com discreta alegria à honraria dada pela organização sueca e norueguesa. A princesa foi apoiadora ferrenha da causa, especialmente nos últimos meses de vida. Ela reiterava que seu compromisso era “apolítico e puramente humanitário”, esquivando-se de qualquer polêmica com potências indiferentes ou contrárias à bandeira, como os próprios EUA.

O Nobel despertou de vez a atenção do mundo em favor da campanha e, em dezembro daquele ano, foi assinado, em Ottawa, no Canadá, o tratado para eliminar de vez as minas terrestres.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Vídeo da ICBL celebrando os 20 anos:

Fontes e +MAIS:

– icbl.org

– nobelprize.org

– Wikipedia

– Acervo Estadão

– Acervo Folha

 

 

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s