Morre Woody Guthrie, lenda do folk americano

Há 50 anos… dia 3 de outubro de 1967.

“As músicas do meu pai me ensinaram a viver.”

Nas afetuosas palavras da filha, o amor e a admiração pelo pai.

Um lindo texto, inspirado em frase de um dos incontáveis admiradores da lenda do folk americano, certamente seu mais famoso “filho musical”, um tal de Bob Dylan:

“You can listen to Woody Guthrie songs and actually learn how to live.” (“Você ouve as músicas de Woody Guthrie e realmente aprende a viver”).

Sem dúvida.

Pelos versos e acordes de Woodrow Wilson Guthrie, aprende-se a viver neste mundo cada vez mais maluco e intolerante.

Somos contra as injustiças raciais – Somos contra as injustiças sociais – Combate ao fascismo – Aprenda a História – O verdadeiro amor faz você querer ser uma pessoa melhor – Cada pessoa é única e cada pessoa tem algo maravilhoso para oferecer…

Na interminável lista de Nora, os ensinamentos do homem nascido em Okemah, Oklahoma, que viveu no Texas, na Califórnia e, finalmente, em Nova York, cidade que também abraçaria o jovem Dylan no início dos anos 1960.

Um trovador que iluminou tantos caminhos, que cantou sobre seu país, terra de muitas injustiças e violências, hoje exacerbadas nas ações e nas palavras da repugnante figura sentada na Casa Branca, filho de um traste que ele, Woody, desafiou (ver links de Guardian e New York Times)!

Afinal, violão a tiracolo, ele era o homem que aniquilava fascistas!

“Quando vejo o que está acontecendo no mundo de hoje, especialmente com pessoas em posições de poder, é inconcebível que essas pessoas possam dormir à noite. Que elas não tenham aparente constrangimento, remorso ou vergonha. Não consigo imaginar quais são seus objetivos, quais são seus motivos… quais são seus problemas. Quem eram seus pais, e quais eram os valores que estavam embutidos nos corações e mentes de seus filhos?”, escreve Nora (seria uma indireta?!).

Que o cinquentenário da partida de Woody Guthrie dê à humanidade impulso astral e espiritual para combater um mundo de muros, segregações e desigualdades.

34 músicas de Guthrie:

Fontes e +MAIS:

– woodyguthrie.org

– woodyguthriecenter.org

– Wikipedia

– Wikipédia

– pbs.org

– nytimes.com(1)

– nytimes.com(2)

– america.aljazeera.com

– theguardian.com

– thenation.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s