Há 60 anos… dia 6 de julho de 1957.
Jardins da Igreja St. Peter, Woolton, Liverpool, Inglaterra, dia 6 de julho de 1957.
Por volta das cinco e quarenta e cinco da tarde, os Quarrymen sobem em cima da caminhonete improvisada de palco para tocar na Garden Fete, a festinha da paróquia, espécie de quermesse que é uma das grandes atrações anuais da cidade.
Cheio de pose, o jovem frontman agradece à presença de todos, incluindo Julia, a mãe, e Mimi, a tia, e emenda com “Come Go With Me”, dos Del-Vikings. Tudo muito bom, tudo muito bem, não fosse pelo esquecimento quase total da letra. Sem perder a altivez, ele não se faz de rogado: improvisa e insere partes de blues à composição.
Na plateia, violão a tiracolo, um jovem de recém-completos 15 anos assiste a tudo, admirado. Principalmente pela coragem e desenvoltura do bandleader em cima do palco. “Não toca muito bem, mas sabe cantar e tem estilo!”, pensa.
Alguns minutos depois, o encontro, nos fundos da igreja.
– Prazer, John.
– Oi, eu sou Paul.
– Toca alguma coisa pra gente, Paul!
Tímido, o branquelo manda “20 Flight Rock”, de Eddie Cochran, estrela do rockabilly. Perfeito. Irretocável.
O empertigado vocalista fica boquiaberto com o rapazote. “Não é que ele sabe tocar bem! E ainda manja a letra de cor. E também sabe afinar o violão!”.
Foi assim.
O dia em que a música uniu dois gênios. John & Paul. Paul & John.
“Paul e John se conheceram através da música – e por nenhuma outra razão. Eles não frequentavam a mesma escola nem viviam na mesma área e na verdade nunca se encontraram antes de sábado, 6 de julho de 1957” – As Letras dos Beatles, Hunter Davies.
Sim, foi a música, caro Hunter. Ela que uniu os dois.
E também Ivan Vaughan, o amigo em comum que costurou o encontro.
O resto é História.
E fica pra outros dias… Porque todo dia é histórico.
Em tempo: como bem escreveu Colin Fleming no Daily Best – link abaixo -, “se você é um fã dos Beatles e um romântico, não há nada mais doce e encantador do que os acontecimentos ocorridos há 60 anos, em 6 de julho de 1957, quando John Lennon conheceu Paul McCartney.”
John e Paul relembram o encontro, em Anthology:
O encontro, no filme “Nowhere Boy” (2009):
Fontes e +MAIS:
– bbc.com
– npr.org