Rod Laver conquista Roland Garros pela primeira vez

Há 55 anos… dia 2 de junho de 1962.

Até hoje, tem muito entendido de tênis por aí que garante: Rod Laver foi o maior de todos.

Único a conquistar, em DUAS oportunidades, o real Grand Slam – levar os quatro grandes torneios em uma única temporada –, o australiano somou 11 taças de majors em 20 anos dentro da quadra. Porém, poderia ter sido mais.

Isso porque foi impedido de jogar os 4 principais entre os anos de 1963 e 1967. À época, somente tenistas amadores podiam entrar na briga pelos títulos na Austrália, França, Inglaterra e Estados Unidos. Laver se profissionalizou em 1963 e só voltou aos grandes em 1969, início da Era Aberta (Open).

Antes de ser barrado, no entanto, fez história ao alcançar o primeiro Grand Slam, no ano de 1962. Em três dos quatro duelos finais, o adversário foi o compatriota Roy Emerson. Na decisão de Roland Garros, por exemplo, em 2 de junho, há exatos 55 anos.

Mas rememoremos algumas passagens da incrível trajetória da primeira taça de Laver no sagrado saibro de Paris. O piso de tijolo, aliás, foi um grande desafio para ele, o precursor do estilo saque-e-voleio.

Nas quartas-de-final, Laver se viu diante da seguinte situação, contra o também compatriota Martin Mulligan: 1 a 2 em sets, 4 a 5 em games, com 30-40. Pior: Mulligan era um especialista em saibro. E não é que ele salvou o match point do adversário com um voleio de backhand, virou o set em 10-8 e fechou o quinto em 6-2!

Na grande final, mais superação. Emerson abriu 2 a 0 (6-3 e 6-2) e já tinha 3 games a 0 a seu favor no terceiro set. Obstinado, Laver reagiu, fechou em 6-3 e deixou o jogo igual, com vitória impressionante no eletrizante quarto set: 9-7! No tira-teima, cravou 6-2 em Emerson e ficou com o primeiro troféu de Roland Garros.

O feito seria repetido justamente no ano de seu segundo Grand Slam, em 1969.

Mas essa saga fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja imagens da final aqui!

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– acervo.estadao.com.br

– rolandgarros.com

– stevegtennis.com

– nytimes.com

– australia.gov.au

 

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s