Além dos Beatles e do quinto e do elementos (George Martin e Geoff Emerick), há outros personagens que ajudaram a esculpir a seminal obra-prima da música pop. Estes merecem crédito.
Já citado em posts anteriores, o manager e assistente Neil Aspinall contribuiu com a ideia de fechar e abrir o álbum com a faixa-título, como uma espécie de apresentação e despedida. Ele também se arriscou em instrumentos! Tocou gaita em “Being for the Benefit of Mr. Kite!” e tambura em “Within You Without You”.
Mal Evans, o grandalhão que fazia a segurança e outras tarefas para a banda, ajudou com detalhes de logística, como na sessão de fotos da capa, ainda em março, e também foi utilizado dentro do estúdio. São dele o despertador em “A Day in the Life”, faixa em que também faz a contagem regressiva (!) e o acorde final do piano (!). Baita contribuição. Ah, ele também se arrisca na gaita em “Being for the Benefit of Mr. Kite!”.
O sexteto de metais do Sound Incorporated, conhecidíssimo pelas várias colaborações dentro do pop/rock britânico à época, deu corpo sonoro para “Good Morning Good Morning”. Já o pessoal do Asian Music Circle emprestou o talento musical à mística “Within You Without You”.
Sheila Bromberg é a responsável pela linda harpa em “She’s Leaving Home” – a primeira mulher presente em uma gravação dos Beatles. Além dela, um conjunto de quatro violinos (Erich Gruenberg, Derek Jacobs, Trevor Williams e José Luis García), três cellos (Dennis Vigay, Alan Dalziel e Peter Halling), duas violas (John Underwood e Stephen Shingles) e um contrabaixo (Gordon Pearce) completa o som diáfano da canção.
Um trio de clarinetes com Robert Burns, Henry MacKenzie e Frank Reidy potencializa a espontaneidade pueril de “When I’m Sixty Four” e o quarteto de trompas (Neill Sanders, James W. Buck, Tony Randell e John Burden) encorpa a faixa-título de abertura.
Por último, mas não menos importante (pelo contrário!), a avassaladora orquestra com 40 músicos que dá grandiosidade e imortalidade para “A Day in the Life” – na foto do post, com Paul de maestro. A lista está aqui!
É fundamental dar nome a tantos personagens que contribuíram para a eternidade de Sgt. Pepper’s.
Dica! → Clica em cima do selo para ver todos os posts do especial Sgt. Pepper’s 50!
A harpista de “She’s Leaving Home”:
Fontes e +MAIS:
– As letras dos Beatles – A história por trás das canções, de Hunter Davies