So may I introduce to you
The act you’ve known for all these years
Sergeant Pepper’s Lonely Hearts Club Band
No post de hoje, a apresentação da Banda do Sargento Pimenta.
Uma sacada de Neil Aspinall, espécie de RP e produtor-executivo da banda, amigo de infância de Paul. Ele conta a história em Anthology:
“Eu costumava dividir um apartamento em Sloane Street com Mal [Evans, guarda-costas, assistente e roadie]. Um dia, em fevereiro, Paul ligou, dizendo que estava escrevendo uma canção e perguntando se ele e Mal poderiam vir. Essa música foi o início do Sgt Pepper. Na minha casa ele continuou escrevendo e a música se desenvolveu. No final de cada show dos Beatles, Paul costumava dizer: ‘É hora de ir. Nós vamos para a cama, e este é o nosso último número’. Então tocavam o último número e partiam. Nesse momento, eu disse a Paul: ‘Por que você não tem o Sergeant Pepper como um apresentador do álbum? Ele vem no início do show e apresenta a banda, e no final ele fecha.’”
Paul gostou da ideia, um ótimo gancho para auxiliar na ligação entre as faixas, um dos preceitos do álbum conceitual (que, ao fim e ao cabo, não vingaria, mas contamos essa história em outro post!).
Letra pronta, hora do estúdio. Foram quatro sessões no total, a primeira em 1º de fevereiro, com registro da base rítmica, a última em 6 de março, com a inserção dos sons de uma plateia fictícia e de uma orquestra afinando os instrumentos (efeitos retirados de várias fontes, incluindo a própria sessão da banda sinfônica em “A Day in the Life”).
Além da composição, foi Paul quem dominou a cena em Abbey Road. Fez os vocais, o baixo e até assumiu as guitarras, base e principal. É dele o solo inicial. À John restaram somente os backing vocals…! Na reprise, ele retornou ao posto. Acompanhado por Macca!
Na época do lançamento do disco, rádios mundo afora tiveram grande dificuldade de executar a canção, por causa da perfeita transição para a faixa 2, “With A Little Help From My Friends”. Problema que enfrentam até hoje…
Bom, por hoje é só, amigos.
Amanhã tem Ringo/Billy Shears.
Até!
Dica! → Clica em cima do selo para ver todos os posts do especial Sgt. Pepper’s 50!
“Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”:
Fontes e +MAIS:
– As letras dos Beatles – A história por trás das canções, de Hunter Davies
Um comentário sobre ““Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band””