Há 10 anos… dia 3 de abril de 2007.
A velocidade mais elevada registada por um trem em qualquer sistema ferroviário nacional (em oposição à pista de dedicada a testes) é de 574,8 km/h (357.2 mph; 159.6 m/s), por uma versão modificada pela SNCF francesa do TGV, denominado V150 (com rodas maiores do que o normal e dois motores puxando três vagões duplos), em 3 de abril de 2007.
A velocidade máxima foi atingida perto do vilarejo de Le Chemin, entre as estações Meuse e Champagne-Ardenne, que irão servir a linha ferroviária de alta velocidade Paris-Estrasburgo (TGV Est, inauguração em junho de 2007).
O recorde anterior, de 1990, foi quebrado várias vezes durante os testes não-oficiais que precederam a tentativa. A primeira das quais ocorreu em 13 de fevereiro de 2007, com uma velocidade de 554,3 km/h (344,4 mph).
Há exata uma década, o TGV francês superou seu antecessor e entrou no Guinness. Para delírio de Guillaume Pepy, diretor-geral da SNCF, a Companhia Ferroviária Nacional Francesa.
“É importante para a França mostrar que a tecnologia TGV, inventada pela França há 30 anos, é o modelo do futuro”, disse, eufórico, após a façanha.
Como todos os veículos sublinharam, a marca de 574,8 km/h foi o mais próximo do que atingiu o Maglev, o trem-bala japonês, em 2003. Os franceses ressaltaram, porém, que o comboio da Terra do Sol Nascente opera sob sustentação magnética, enquanto o modelo local está, de fato, sobre trilhos.
A marca também foi uma promoção internacional ao TGV. Tanto que o grupo Alstom, fabricante do trem, gastou 30 milhões de euros e mobilizou mais de 300 engenheiros na preparação e nos testes.
Oito anos depois, o Maglev do Japão atingiu marcas superiores às registradas em 2003. Mas os recordes não foram homologados.
E essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
E passa rápido, como o TGV!
Momento do recorde:
O recorde (vídeo completo, em francês):
Fontes e +MAIS:
– Wikinews
– bbc.com