Trem-bala francês quebra recorde mundial de velocidade

Há 10 anos… dia 3 de abril de 2007.

A velocidade mais elevada registada por um trem em qualquer sistema ferroviário nacional (em oposição à pista de dedicada a testes) é de 574,8 km/h (357.2 mph; 159.6 m/s), por uma versão modificada pela SNCF francesa do TGV, denominado V150 (com rodas maiores do que o normal e dois motores puxando três vagões duplos), em 3 de abril de 2007. 

 

A velocidade máxima foi atingida perto do vilarejo de Le Chemin, entre as estações Meuse e Champagne-Ardenne, que irão servir a linha ferroviária de alta velocidade Paris-Estrasburgo (TGV Est, inauguração em junho de 2007). 

 

O recorde anterior, de 1990, foi quebrado várias vezes durante os testes não-oficiais que precederam a tentativa. A primeira das quais ocorreu em 13 de fevereiro de 2007, com uma velocidade de 554,3 km/h (344,4 mph).

 

Livro dos Recordes

Há exata uma década, o TGV francês superou seu antecessor e entrou no Guinness. Para delírio de Guillaume Pepy, diretor-geral da SNCF, a Companhia Ferroviária Nacional Francesa.

“É importante para a França mostrar que a tecnologia TGV, inventada pela França há 30 anos, é o modelo do futuro”, disse, eufórico, após a façanha.

Como todos os veículos sublinharam, a marca de 574,8 km/h foi o mais próximo do que atingiu o Maglev, o trem-bala japonês, em 2003. Os franceses ressaltaram, porém, que o comboio da Terra do Sol Nascente opera sob sustentação magnética, enquanto o modelo local está, de fato, sobre trilhos.

A marca também foi uma promoção internacional ao TGV. Tanto que o grupo Alstom, fabricante do trem, gastou 30 milhões de euros e mobilizou mais de 300 engenheiros na preparação e nos testes.

Oito anos depois, o Maglev do Japão atingiu marcas superiores às registradas em 2003. Mas os recordes não foram homologados.

E essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

E passa rápido, como o TGV!

Momento do recorde:

O recorde (vídeo completo, em francês):

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikinews

– guinnessworldrecords.com

– news.bbc.co.uk

– liberation.fr

– g1.globo.com

– noticias.uol.com.br

– bbc.com

– revistaferroviaria.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s