Pink Floyd termina de gravar “Arnold Layne”

Há 50 anos… dia 27 de fevereiro de 1967.

Pink Floyd termina a gravação de "Arnold Layne"

Cross-dressing.

Eis o mote da primeira composição do Pink Floyd.

Syd Barrett era um gênio, mesmo. Só um prodígio pra trazer à tona um tema controverso – e até desconhecido! – ainda hoje, cinco décadas depois!

“Arnold Layne” foi inspirada em um homem que tinha o hábito de roubar roupas femininas nos varais de Cambridge, em especial das pensões das mães de Syd e Roger Waters.

Conta o baixista da banda:

“Tanto minha mãe quanto a de Syd tinham estudantes como inquilinos, porque havia uma escola de garotas bem perto, na estrada, então havia constantemente grandes varais de sutiãs e calcinhas, e ‘Arnold’, ou quem quer que ele fosse, arrancava algumas peças dos nossos varais”.

Letra pitoresca, melodia idem.

“A parte instrumental era tão estranha quanto a letra, o principal gancho sendo estouros estranhos de um insustentável reverb de guitarra que se destacava ao ouvinte, bem como o que se tornaria a marca registrada da banda, os arrepiantes riffs descendentes de órgãos. Por tudo isso, a música era bastante cativante, com a banda impondo uma harmonia mais convencional de pop britânico no refrão”, explica Richie Unterberger, no allmmusic.comlink abaixo.

Foram duas sessões de gravação, ambas comandadas pelo produtor Joe Boyd. Primeiro, no Sound Techniques Studios, em 29 de janeiro, depois na EMI, exatos cinquenta anos atrás. O produto final, o compacto com “Candy and a Currant Bun” no lado B, é quase 100% composto com o registro de janeiro.

Lançado em 10 de março, o single alcançou a 20ª posição nas paradas britânicas e o posterior status de cult entre os fãs do Pink Floyd. Por ser a primeira música do grupo, pela história da letra, genialidade de Syd, mas também pelo curioso fato de nunca ter entrado em um álbum da discografia oficial dos ingleses. Isso mesmo.

“Arnold Layne” não estava em The Piper at the Gates of Dawn, o vinil de estreia do Pink Floyd, de agosto de 1967.

Mas a história sobre o lendário disco fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Clipe promocional de “Arnold Layne”:

“Arnold Layne”:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– songfacts.com

– allmusic.com

– movethatjukebox.com

– trabalhosujo.com.br

Publicidade

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.