Série Raízes estreia na TV americana

Há 40 anos… dia 23 de janeiro de 1977.

Série Raízes estreia na TV americana

Foi um hit televisivo sem precedentes.

Durante oito noites, os Estados Unidos pararam para assistir a saga de Kunta Kinte. Sem exagero.

De acordo com a Nielsen, mais de 50% dos lares estavam com os televisores sintonizados em Raízes, quarenta anos atrás. Para se ter uma ideia, o fenômeno The Walking Dead, a série mais vista pelos americanos em 2016, teve audiência de menos de 8% dos lares da Terra do Tio Sam.

“Se você estava em qualquer lugar perto de uma televisão em janeiro de 1977, você provavelmente estava assistindo Raízes”, escreveu Meredith Blake, em matéria do Los Angeles Times que reuniu integrantes do elenco da série.

Baseada no livro Roots: The Saga of an American Family, romance de Alex Haley publicado em 1976, a minissérie teve surpreendente sucesso comercial, principalmente para os donos da ABC. Segundo a Wikipedia em inglês – link abaixo –, os executivos da emissora ficaram com um pé atrás com a produção, e se espantaram, em especial, com a violência explícita contra os negros escravos.

A estratégia para possíveis perdas foi condensar a exibição em oito noites seguidas, além de escolher atores, digamos, simpáticos aos olhos do público em geral, para os papéis dos personagens brancos, por sua vez retratados de forma mais amena e “humanizada”.

Não se sabe se as artimanhas dos chefões da ABC surtiram efeito. O que se sabe é que Raízes arrebanhou nada menos do que 9 prêmios no Emmy – e mais um Globo de Ouro e outro Peabody Award.

O primeiro episódio, no ar em 23 de janeiro de 1977, teve trilha sonora especialíssima de Quincy Jones – nos outros capítulos, Gerald Fried ficou “nas picapes”. Sete dias depois, mais de 100 milhões de americanos estavam grudados na telinha para ver o fim da série.

Recentemente, o tema da história da escravidão e do racismo voltaram à tona com toda a força nos EUA, com o acirramento das questões raciais. Protagonista da série em 1977, no papel de Kunta Kinte, LeVar Burton viu necessidade de se fazer um remake e foi um dos produtores à frente da nova Raízes, exibida, com muito sucesso, em maio de 2016.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Vinhetas de abertura e encerramento:

Trilha do primeiro episódio, por Quincy Jones:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– IMDb

– readthespirit.com

– bustle.com

– time.com

– pbs.org

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s