Buffalo Springfield lança a emblemática “For What’s It’s Worth”

Há 50 anos… dia 9 de janeiro de 1967.

9jan17

“I think it’s time we stop

Hey, what’s that sound?

Everybody look what’s goin’ down”

Um dos hinos da turbulenta década de 1960.

Maior hit da curta estrada do Buffalo Springfield, “For What’s It’s Worth” se tornou uma fortíssima canção de protesto dentro de uma América sacudida por Guerra do Vietnã, choque de gerações, luta por direitos civis, sexo, drogas e rock and roll.

Pode-se dizer que um pouco de todo esse caldeirão “cozinhou” na cabeça do autor da música. Com base no que via e vivia em Los Angeles ainda no fim de 1966, Stephen Stills concebeu letra simples, direta e forte, criando, também, algo atemporal.

“O grande gancho, ‘Everybody look what’s going down’ (‘Todo mundo olha pra ver o que acontece’, na tradução livre) pode ser aplicado, por exemplo, para a atual eleição. Algo do tipo: ‘que porra é essa?’ Você pode usar a canção em qualquer situação, em qualquer década”, comentou Ann Wilson, do Heart, em matéria da Rolling Stone sobre “For What’s It’s Worth” – link abaixo.

A reportagem reconta o contexto no qual a música foi composta. Indignados com um toque de recolher imposto para os clubes noturnos e o iminente fechamento de um deles, o Pandora’s Box, jovens de L.A. se juntaram para protestar. Em paz.

Eram mais de mil “rebeldes”, incluindo, segundo dizem, celebridades como Jack Nicholson e Henri Fonda (que acabaria algemado!).

“A thousand people in the street

Singin’ songs and a-carryin’ signs”

A polícia, então, mostrou seus dentes. E suas armas!

“There’s a man with a gun over there…”!

Letra poderosa, melodia perfeita, “com sua ênfase na voz assustada de Stills, o sinistro chimbau do baterista Dewey Martin e a parte de guitarra de duas notas de Neil Young”, como bem descreve David Browne, na mesma matéria da RS.

“For What’s It’s Worth” ganharia inúmeras versões ao longo dos anos, de Ozzy Osbourne a Lucinda Williams, passando por Kid Rock e pela própria Ann Wilson.

Tem também o incrível sampler do Public Enemy, com participação especialíssima do próprio Stephen Stills, para a trilha sonora do filme “He Got Game” (“Jogada Decisiva”), de 1998, com Denzel Washington e direção de Spike Lee.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

“For What’s It’s Worth”:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– songfacts.com

– newseum.org

– rollingstone.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s