Bill Russell estreia na NBA

Há 60 anos… dia 22 de dezembro de 1956.

Bill Russell estreia na NBA

“Vamos contar rebotes como cestas para você”, disse Red Auerbach, técnico dos Celtics, antes de ver seu rookie de 2,08m angariar nada menos do que 21 rebotes em 16 minutos em quadra – um deles é esse aí da foto!

Auerbach sabia a principal qualidade de William Felton Russell: o jogo defensivo. E, em sua estreia profissional, o garoto de 22 anos disse a que veio.

Bill Russell estreou na NBA há exatas seis décadas. No Boston Garden onde ele seria reverenciado para a eternidade, os Celtics venceram o St. Louis Hawks por 95 a 93.

Na realidade, havia grande expectativa para o debute. Destaque do basquete universitário com a camisa da Universidade de San Francisco, medalha de ouro com a seleção americana na Olimpíada de Melbourne, Russell já era visto como astro antes mesmo de vestir o manto da franquia de Boston.

Como lembra a Boston Magazine (link abaixo), três dias antes do jogo, o Boston Globe jogou uma questão no ar: “Pode um atleta ser bom demais para ser superestimado?”. Bom, a extraordinária performance defensiva respondeu a dúvida. Nos jogos seguintes, todos queriam ver a novidade dentro de quadra.

“Eles estavam vindo para ver a nova jogada defensiva de Russell, que rapidamente provou que, na verdade, alguns atletas são tão bons quanto o hype sugere”, finaliza a Boston Magazine.

Bill Russell conquistaria nada mais nada menos que 11 títulos de NBA pelo Boston Celtics, seria 5 vezes o MVP da temporada, estaria por 12 ocasiões no All-Star Game… Melhor parar por aqui.

As outras histórias da lenda ficam pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Clipe sobre Bill Russell:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– nba.com

– basketball-reference.com

– sportshistorytoday.com

– bostonmagazine.com

– bostonglobe.com

– nesn.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s