Jimmy Carter é eleito presidente dos EUA

Há 40 anos… dia 2 de novembro de 1976.

Jimmy Carter é eleito presidente dos EUA

Do lado democrata, um ex-governador do estado sulista da Geórgia, fazendeiro de amendoim (!) e outsider do círculo político tradicional.

Do lado republicano, um ex-deputado por Michigan e único homem na História dos Estados Unidos a chegar a vice-presidência e a presidência sem percorrer o caminho das urnas.

Jimmy Carter vs. Gerald Ford, um embate pitoresco. Esse foi o pleito presidencial de 1976 nos Estados Unidos.

E deu fazendeiro de amendoim! Por margem apertada (297 a 270), Carter venceu e se tornou o primeiro presidente americano originado do Sul profundo (Deep South) desde a época da Guerra Civil Americana.

Uma campanha completamente desacreditada desde o princípio. Já nas prévias, quando Carter demonstrou desejo de concorrer, velhos caciques do partido Democrata classificaram a pretensão “um disparate”.

Pouco a pouco, solitário, Carter foi colhendo votos e reconhecimento. E acabou batendo nomes mais fortes na disputa interna, como Jerry Brown (governador da Califórnia) e George Wallace, senador e governador do Alabama.

Já as prévias do Partido Republicano colocaram Gerald Ford diante de Ronald Reagan, ex-ator e ex-governador da Califórnia. O então presidente dos Estados Unidos venceu por muito pouco, deixando Reagan ainda vivo politicamente.

A eleição de 2 de novembro de 1976 foi emocionante. Só se conheceu o vencedor tarde da noite. Apesar de derrotas em colégios eleitorais pesados, como Califórnia (45 votos), Illinois (26) e Michigan (21), os triunfos em Nova York (41), Pensilvânia (27) e Ohio (25) garantiram a êxito de Jimmy Carter.

Ele tomaria posse em 20 de janeiro de 1977, despedindo-se exatos quatro anos depois, quando entregou o cargo justamente a Ronald Reagan, seu algoz na eleição de 1980. Sua gestão ficaria marcada, principalmente, pela crise dos reféns no Irã, entre 1979 e 1981.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Na foto: Jimmy Carter e a esposa, Rosalynn, se abraçam ao saber da vitória.

A confirmação da vitória de Carter. na TV:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Acervo Folha

– seuhistory.com

– pbs.org

– politica.estadao.com.br

– cnbc.com

– nypost.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s