Há 20 anos… dia 18 de outubro de 1996.
“Jamais, mesmo nas antecâmaras do cérebro, me havia passado a ideia de um dia entrar na Academia Brasileira”.
Surpreso. Assim Dom Frei Lucas Moreira Neves recebeu a posse como membro da Academia Brasileira de Letras, há exatos 20 anos.
Aos 71 anos, então presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal-primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, Dom Lucas passou a ocupar a cadeira número 12, que era do filólogo Abgar Renault, morto em dezembro de 1995.
Na abertura do discurso de posse, agradeceu a nomeação e enalteceu o papel da instituição já centenária, fundada em 1897.
“Faço-o sem vaidade alguma, mas confiante e feliz por colocar-me a serviço daquilo que a Academia significa para o País e para a sociedade brasileira, em virtude da sua vocação original”, disse.
Exatos 19 acadêmicos estiveram presentes na cerimônia na sede da ABL, no Rio de Janeiro. Entre eles, a presidente em exercício, Nélida Pinõn, Barbosa Lima Sobrinho, Lygia Fagundes Telles, Antonio Callado, Cândido Mendes de Almeida, Lêdo Ivo e Eduardo Portella.
A nomeação de Dom Lucas Moreira Neves ocorreu em julho. No pleito, ele teve 32 votos a seu favor, com mais cinco em branco e duas abstenções.
Ele seria sucedido por Alfredo Bosi, em março de 2003, após falecimento, em 8 de setembro de 2002.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Fontes e +MAIS: