Há 80 anos… dia 12 de agosto de 1936.
Tá difícil falar de outra coisa, né? Então, o negócio é se render… E dá-lhe Olimpíada no efemérides!
O que você estava fazendo aos 13 anos, pergunta o vídeo abaixo.
Jogando videogame?
Curtindo algum parque de diversões?
Jogando críquete (quem fez deve ser inglês ou indiano…)?
Indo pra escola?
Pois Marjorie Gestring não estava somente competindo, mas conquistando a medalha de ouro na Olimpíada de Berlim, exatas oito décadas atrás.
Aos 13 anos e 268 dias de existência, a americana subiu ao lugar mais alto do pódio na prova do trampolim de 3 metros dos saltos ornamentais. Até hoje, a mais jovem medalhista de ouro em Jogos Olímpicos da Era Moderna.
Diante de 15 mil pessoas presentes no Imperial Sports Field, Marjorie superou as compatriotas Katherine Rawls, de 19 anos, e Dorothy Poynton-Hill, de 21. A pequena notável anotou 89.27 pontos, contra 88.35 de Katherine e 82.36 de Dorothy.
O curioso é que Katherine vencera Marjorie durante as classificatórias nos EUA. Em Berlim, no entanto, reconheceu o triunfo da companheira logo após o salto vencedor da menina, antes mesmo da nota dos juízes. Naqueles Jogos, Katherine ainda levaria a medalha de bronze com o time de natação dos 4 x 100 metros livre.
Marjorie Gestring tinha tudo para seguir fazendo História em Olimpíadas. Mas a Segunda Guerra Mundial interrompeu a disputa, e os Jogos de 1940 e 1944 não foram realizados. Ela continuou competindo em nível nacional, conquistando importantes vitórias.
Quando a Olimpíada retornou, Marjorie não se classificou aos Jogos de Londres, em 1948, ficando em 4º lugar nas eliminatórias nacionais. Nada que apagasse seu nome nos anais do esporte e das Olimpíadas.
Tempos depois, a americana foi induzida ao Hall of Fame dos Esportes Aquáticos e também ao Hall of Fame de Stanford.
13 anos e 268 dias!
Jesse Owens que me perdoe.
Mas seus 4 ouros e o cala boca em Adolf Hitler, também em Berlim-1936, ficam pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
O que você estava fazendo aos 13 anos?:
Fontes e +MAIS: