João do Pulo conquista o bronze na Olimpíada de Montreal

Há 40 anos… dia 30 de julho de 1976.

João do Pulo conquista o bronze na Olimpíada de Montreal

Apenas bronze, triste conquista de João

EDGARD ALVES,

Enviado especial 

MONTREAL – Foi uma corrida tensa, quase de sofrimento. Nos rápidos momentos que durou até que ele tocou a tábua iniciando seu último salto ainda havia muita esperança. Uma confiança que persistiu quando ele deu os dois largos passos consecutivos e lançou seu corpo para o ar. Quando seus grandes pés tocaram a caixa de areia da pista de saltos do estádio olímpico de Montreal tudo estava feito. Agora, restava acompanhar o trabalho dos juízes, desde a bandeira branca levantada anunciando que o salto foi válido até esticar a trena e medir: 16,90 metros. O suficiente apenas para um terceiro lugar. João Carlos de Oliveira, a grande pretensão brasileira nestes Jogos Olímpicos havia cumprido a sua tarefa e, no bolso, trazia apenas uma incômoda medalha de bronze. (Folha de S. Paulo, 31 de julho de 1976).


Brasil fica na segunda medalha de bronze, de João 

NEY CRAVEIRO

PAULO FERRAZ FILHO

Enviados especiais

 – Faltou treinamento.

– Faltou condição física.

– Faltou impulsão.

– Faltou Experiência.

Talvez realmente tudo isso tenha feito falta para que João Carlos de Oliveira conseguisse ganhar ontem a medalha de ouro nos jogos olímpicos de Montreal, tendo que se contentar com a de bronze. Mas, na verdade, por mais óbvio que possa parecer, o que faltou mesmo para João foi saltar nada menos que 40 centímetros mais para conseguir superar o vencedor da prova e ficar com a medalha de ouro. E sobrou um pouco de peso. O peso da responsabilidade que ele não tinha nos Jogos Pan-Americanos do México, quando ninguém esperava dele uma medalha de ouro e, muito menos, um recorde mundial de salto triplo. (O Estado de S. Paulo, 31 de julho de 1976.)


Lendo os relatos acima, me lembrei de Daiane dos Santos.

De Atenas-2004, quando todo o peso do mundo foi depositado nas costas da ginasta brasileira. Quando a obrigação era trazer a medalha de ouro. Ou, no mínimo, uma medalha.

Houve até equipe de reportagem de TV exclusiva pra acompanhar os passos da gaúcha na Grécia. Um circo absurdo e ridículo.

Uma carga pesadíssima de energia a mais em cima de um atleta – já óbvia e naturalmente carregado -, no momento mais decisivo de sua carreira.

Daiane dos Santos ficou “só” em quinto lugar do mundo no solo, até hoje ainda a melhor posição da ginástica brasileira em Olimpíadas. E deu um show de humildade e maturidade: “Errei”, disse.

Quarenta anos atrás, o peso estava sobre João Carlos de Oliveira, o João do Pulo.

Exatamente como Daiane fizera antes de Atenas, em etapas do mundial de ginástica, João também surpreendera o Brasil e o mundo, mas nas pistas, em especial na Cidade do México, em 1975. Medalha de ouro. Recorde mundial do salto triplo: 17,89 metros (marca que durou 10 anos!).

Exatamente como Daiane, João também teve de encarar ferido o seu momento mais importante. Se o joelho direito atrapalhou a pequenina ginasta na Grécia, as dores no nervo ciático das costas minaram sua chance dourada no Canadá.

“Não quero ser visto como salvador da pátria. Quero que torçam por mim, mas não quero que esperem milagres ou algo do outro mundo”, alertou, antes do embarque para Montreal.

Quarenta anos atrás, João Carlos de Oliveira trouxe a medalha de bronze para o Brasil. Saltou 16,90 m, atrás do americano James Butt, com 17,18 metros, e do soviético Victor Saneiev (17,29 metros).

Exatamente como Daiane, João demonstrou orgulho de seu resultado. Justo. Justíssimo.

Verdade que, de João para Daiane, o tratamento dado ao “fracasso” mudou bastante, como pode-se ver em Folha e Estadão de 2004.

A poucos dias dos Jogos do Rio, veremos se o País do Futebol aprendeu um pouquinho mais ao jogar holofotes e pesos sobre os atletas olímpicos brasileiros. Como faz, aliás, somente de quatro em quatro anos.

Fontes e +MAIS:

Acervo Estadão

Acervo Folha

– veja.abril.com.br

– ultimosegundo.ig.com.br

– brasil2016.gov.br

– revistarumo.com.br

– acerj.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s