O primeiro jogo oficial de beisebol

Há 170 anos… dia 19 de junho de 1846.

POR UBIRATAN LEAL*

Há 170 anos era disputada a primeira partida de beisebol

Os Knickerbockers eram um dos principais clubes de Nova York. Formado por um grupo de jovens, gostavam de praticar esportes nos fins de semana. Como tantas equipes da época, uma das atividades preferidas eram jogos de bola e bastão trazidos da Inglaterra. Cada um desses times usava uma regra própria, afinal, era só uma brincadeira entre amigos. Até que, em 19 de junho de 1846, os Knickerbockers convidaram o New York Nines para um amistoso seguindo as suas regras. Era a primeira partida do jogo que ficou conhecido como beisebol.

A partida – vitória dos Nines por 23 a 1 – está consagrada como a primeira da história da modalidade por convenção, pois há uma linha histórica que nos leva dos jogos de hoje até esse encontro realizado em Hoboken, Nova Jersey. Mas, na época, não parecia o marco de nada.

Há esportes que surgem em uma canetada, são inventados por alguém ao propor um jogo inédito. É o caso do basquete e do vôlei, por exemplo. O beisebol é diferente, lembra mais a trajetória do futebol. Surgiu da evolução de outras atividades recreativas, várias versões das regras foram criadas até que, na necessidade de criar uma norma de consenso para que todos pudessem se enfrentar, um desses códigos foi aceito como o único.

Foi o caso do beisebol com a regra dos Knickerbockers, escrita por Alexander Cartwright. O clube era um dos mais ativos de Nova York na época e sua versão do jogo – uma adaptação de um esporte inglês quase extinto chamado rounders – tinha vantagens em relação aos praticados por outros times: era menos violento, mais democrático e exigia menos espaço que o críquete. Por isso, a partir daquele jogo de junho de 1846, a notícia foi se espalhando entre as equipes do nordeste americano, que passaram a experimentar essa versão.

Ainda assim, era algo tão despretensioso quanto as partidas de queimada ou pique-bandeira nas escolas brasileiras. Jovens queriam praticar alguma atividade física e haviam encontrado na versão do rounders criada pelos Knicks (nenhuma relação com a franquia da NBA) uma atividade interessante. Aos poucos, ela foi ganhando espaço nas grandes cidades da região, como Nova York, Brooklyn (era uma cidade separada de Nova York na época), Filadélfia e Boston.

O cenário mudou rapidamente durante a Guerra Civil Americana (1861-1865). Nos momentos de folga, o base ball (ainda escrito separado) dos Knickerbockers era um jeito interessante de unir soldados de diversas cidades do norte em uma atividade recreativa. Combatentes e civis de outras regiões aprenderam o jogo, que acabou se espalhando também no lado do sul. Assim, o beisebol se tornou o primeiro esporte de alcance nacional nos EUA.

Em agosto de 1865, menos de dois meses após a rendição dos Confederados, o clube Mutual (Nova York) e o Atlantic (Brooklyn) se enfrentaram no mesmo campo de Hoboken do jogo inaugural de 1846. A diferença é que, ao contrário do amistoso de amigos, essa partida teve público estimado de 20 mil pessoas. O beisebol se tornava um esporte de massa. Um ano depois, surgia a primeira liga, a amadora NABBP. Em 1869, o primeiro time profissional era criado, o Cincinnati Red Stockings. Em 1871, foi organizada a primeira liga profissional, a NAPBBP, que foi o embrião da Liga Nacional, estabelecida em 1876 e disputada até hoje.

* Ubiratan Leal é editor dos sites Outra Cidade e Extratime e comentarista de beisebol e futebol dos canais ESPN.

O primeiro jogo oficial de beisebol:

+MAIS:

Wikipedia

– espn.go.com

– allfunkedup.sportsblog.com

– nj.com

– hobokenbaseball.com

– state.nj.us

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s