Há 85 anos… dia 1º de maio de 1931.
De Washington, o gesto simbólico do presidente Herbert Hoover inaugurou oficialmente o edifício mais alto do mundo à época. Ao pressionar um botão, ele “acionou” as luzes do Empire State Building, em Nova York.
Pronto. Estava concluída uma história iniciada menos de um ano antes, em 17 de maio de 1930, data do princípio da construção. O dia em que o primeiro tijolo de um monstro de 381 metros de altura – ou 443, se incluirmos a antena -, 103 andares e 1.872 degraus foi colocado!
Reza a lenda que a ideia do Empire State Building nasceu por conta de uma disputa entre os donos de duas famosas marcas de carros, a Chrysler e a General Motors. Walter Chrysler e John Jakob Raskob fizeram uma aposta para ver quem construiria o edifício mais alto.
O primeiro saiu na frente, com a inauguração do Chrysler Building, em maio de 1930. O novo prédio mais alto do mundo tinha – e ainda tem – 319 metros, do piso até a ponta da antena. Mas manteve o status por pouco tempo…
Raskob tratou de convencer um grupo de investidores nova-iorquinos, em que se incluía o ex-governador do Estado, Alfred E. Smith, para que erguesse o edifício mais alto da Big Apple e também de todo o mundo.
Ao custo de mais de US$ 16 milhões, um terreno de 7.240 m² foi comprado, no número 350 da Quinta Avenida. E, em menos de um ano, o prédio em estilo art déco – o mesmo do “rival” – foi concebido, no valor de pouco mais de US$ 24 milhões.
Mais de 3 mil operários doaram suor e muito trabalho para levantar o Empire State Building, em momento duro e delicado da Grande Depressão. Oitenta e cinco anos atrás, a inauguração devolveu um pouco do orgulho perdido aos nova-iorquinos.
Por 41 anos, o Empire State Building foi o prédio mais alto do mundo. Em 1972, o World Trade Center o desbancou.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Imagens da inauguração:
Fontes e +MAIS: