“The Star-Spangled Banner” se torna o hino oficial dos EUA

Há 85 anos… dia 3 de março de 1931.

"The Star-Spangled Banner" se torna o hino oficial dos EUA

(Pensando na abertura de House of Cards, ansioso pelas novas cartadas de Mr. President, the one and only Frank Underwood… Amanhã!)

Be it enacted by the Senate and House of Representatives of the United States of America in Congress assembled, That the composition consisting of the words and music known as The Star-Spangled Banner is designated the national anthem of the United States of America.

Approved, March 3, 1931

Em 3 de março de 1931, o presidente Herbert Hoover sancionou a lei que tornou “The Star-Spangled Banner” – “A Bandeira Estrelada”, em tradução livre – o hino oficial dos Estados Unidos da América.

A história do primeiro e único hino oficialmente aprovado pelo parlamento e ratificado pelo presidente começa, precisamente, na noite de 13 para 14 de setembro de 1814. Neste dia, o advogado e poeta amador Francis Scott Key testemunhou o bombardeio de Fort McHenry, em Baltimore, durante a Guerra de 1812, conflito entre os Estados Unidos e a Inglaterra.

Alguns dias depois, ele escreveu poema sobre o acontecimento, intitulando-o “Defence of Fort M’Henry” (“A defesa do Fort M’Henry”). Em 21 de setembro, os versos foram publicados, mas acabaram ficando conhecidos como “The Star-Spangled Banner”.

Então, Key levou o poema para o amigo Thomas Carr, que acabou adaptando a criação no ritmo da melodia de “To Anacreon in Heaven”, de John Stafford Smith. Apesar da certa dificuldade em se cantar, acabou “pegando”, principalmente entre as forças armadas dos Estados Unidos e em conflitos da segunda metade do século 19, como a Guerra Civil.

Mais de 100 anos após a criação e a publicação, “The Star-Spangled Banner” iniciou o caminho para se tornar, oficialmente, o hino da Terra do Tio Sam. Em 1916, o presidente Woodrow Wilson deu o primeiro passo, determinando que a música fosse tocada em cerimônias militares.

Quinze anos mais tarde, a resolução do Congresso e a canetada do presidente Hoover selaram o destino de “The Star-Spangled Banner”.

Quase seis décadas depois, Jimi Hendriz imortalizou a melodia em sua Fender Stratocaster, diante do mar hippie e paz & amor de Woodstock!

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Aprenda o hino dos EUA, em vídeo de 1953:

Fontes e +MAIS:

Wikipédia

Wikipedia

– time.com

– history.com

– amhistory.si.edu

– politico.com

– biography.com

– loc.gov

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.