Minhocão é inaugurado em São Paulo

Há 45 anos… dia 24 de janeiro de 1971.

Minhocão é inaugurado em São Paulo

Foi Maluf que fez!

Na verdade, a idealização e o projeto do Minhocão nasceram na gestão anterior à do folclórico político paulistano.

Em 1968, um arquiteto ligado ao departamento de Urbanismo da Prefeitura sugeriu ao então alcaide José Vicente Faria Lima que fosse construída uma via elevada sobre a Avenida São João. A proposta foi encaminhada à Câmara de vereadores. Quando Maluf assumiu, em abril de 1969, elegeu a obra como a principal realização de seu mandato. Pouco antes de deixar o gabinete, em abril de 1971, inaugurou o Elevado Presidente Costa e Silva.

Como bem pontua o site da Associação Amigos do Parque Minhocão (link abaixo), o Minhocão é, sem dúvida, a obra urbanística mais controversa da História recente da cidade. Isso fica explícito pelas notícias e opiniões dos jornais da época, antes e durante a construção e, depois, mais evidente, com a abertura do elevado para os carros, no 417º aniversário de São Paulo.

“A via elevada não é resposta a nenhuma pesquisa de origem e destino da população, não tem um objetivo definido. É apenas uma obra. O prefeito já tentou explicá-la, mas não apresentou nenhum argumento técnico, nenhum dado de pesquisa”, criticou o Estadão, em dezembro de 1970.

O veículo da família Mesquita manteve o tom negativo logo após a inauguração, que teve presença de vários políticos, além de operários que levantaram o mastodonte de concreto de 3,4 km de extensão.

“Sem a repercussão que esperava conseguir mediante intensa e caríssima propaganda feita em jornais, rádio e televisão, o prefeito inaugurou anteontem o Minhocão, obra que considera a sua maior realização. A manhã de sol no domingo, bastante convidativa a passeios, não conseguiu fazer da inauguração uma grande festa, fato comprovado pela pequena afluência do povo à solenidade”, dizia a abertura da matéria intitulada “’Minhocão’ aberto, sem repercussão esperada”, de 26 de janeiro de 1971.

Abaixo, sob o título “Já começou com congestionamento”, uma notícia sobre o primeiro dia do elevado. De fato, as primeiras 24 horas da via que liga as zonas leste e oeste de São Paulo mostraram uma das características mais tristes da cidade: o trânsito. Sim, o primeiro dia do Minhocão foi congestionado!

Bom ressaltar que a cobertura do concorrente, a Folha, teve abordagem bem distinta, com um teor extasiado até, quase como um release oficial!

“Um dos pontos de maior atração e divertimento do paulistano no dia quente de ontem foi a Via Elevada Artur da Costa e Silva. Milhares de pessoas percorreram de ponta a ponta a grande obra urbanística que o prefeito Paulo Maluf entregou à cidade, às 10h30”, dizia texto de uma das manchetes de capa, ao lado de foto com o Minhocão, de fato, tomado por muitas pessoas – o que contraria a versão de fiasco do Estadão.

Bom, quatro décadas e meia depois, o Minhocão segue gerando polêmica e objeto de debate de toda e qualquer gestão que passa pela prefeitura de São Paulo. A atual, de Fernando Haddad, aprovou em Plano Diretor de 2014 a possível demolição ou a transformação do elevado em parque ou jardim suspenso. Uma High Line paulistana.

Mas essa (polêmica) história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Imagens das obras do Minhocão:

Fontes e +MAIS:

Wikipédia

Acervo Folha

Acervo Estadão

– minhocao.org

– estadao.com.br

– miltonjung.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.