Kasparov se torna o mais jovem campeão mundial de xadrez

Há 30 anos… dia 9 de novembro de 1985.

Kasparov se torna o mais jovem campeão mundial de xadrez Há 30 anos... dia 9 de novembro de 1985.

“Dez anos depois da desistência do norte-americano Bobby Fischer, a imaginação e o talento voltam ao tabuleiro de xadrez: Garry Kasparov, 22, tornou-se ontem em Moscou o mais jovem campeão mundial de xadrez da história, ao derrotar, jogando com as peças pretas, seu rival Anatoly Karpov, 34.” – Folha de S. Paulo

“Gary Kasparov arrancou a coroa mundial de xadrez de Anatoly Karpov, hoje, com uma impressionante vitória no último jogo de uma luta de 14 meses, tornando-se, aos 22 anos, o mais jovem campeão na história do esporte.” – The New York Times

Três décadas atrás, o tabuleiro quadriculado ganhava um novo dono. O mais jovem e, para muitos, o maior de todos. Em 9 de novembro de 1985, Garry Kasparov “arrancou a coroa” de Anatoly Karpov e assumiu o trono de campeão mundial de xadrez, posto que deixaria somente em 1993 (e o próprio Karpov retomaria!).

Para entender o Campeonato Mundial de 1985, é preciso voltar meses antes, quando nasceu a rivalidade Karpov & Kasparov.

Melhor enxadrista do planeta desde 1975, ano em que o americano Bobby Fischer desistiu de defender seu título por desavenças com a FIDE (Federação Internacional de Xadrez), Karpov reinava absoluto e estava consolidado no topo do xadrez mundial.

Mas Kasparov, um jovem nascido em Baiku, no Azerbaijão, abalaria as estruturas do esporte ao encarar Karpov de igual para igual, na final do Campeonato Mundial de 1984, entre setembro e fevereiro de 1985. Finalmente, Karpov teria um adversário realmente desafiador pela frente.

Para o duelo entre os dois, foram estabelecidas as seguintes regras: seria campeão quem vencesse seis partidas, empates não davam pontos e não havia limites de jogos.

O campeão abriu 5 a 0 sobre Kasparov e deu a entender que levaria a melhor. Mas o jovem e inquieto desafiante venceu as 3 seguintes e deixou o duelo emocionante.

Foi então que a politicagem da FIDE entrou na parada. O presidente Florencio Campomanes anunciou que a disputa terminaria sem vencedor, alegando cansaço físico e psicológico dos enxadristas . Os próprios Karpov e Kasparov queriam continuar, mas não teve jeito. Ficou para o campeonato de 1985.

O segundo encontro entre Karpov e Kasparov foi marcado para Moscou, na então União Soviética. Melhor de 24 jogos, nos quais o primeiro que anotasse 12 ½ se sagraria campeão do mundo. Se houvesse empate, Karpov se manteria no topo.

Entre 3 de setembro e 9 de novembro, os compatriotas proporcionaram um épico duelo, de estilos bem diferentes. Ao fim, Garry Kasparov levou o 24º jogo e se tornou o mais jovem campeão da história do xadrez.

Ele se manteve no topo até 1993, quando desentendimentos com a FIDE (olha ela de novo!) o fizeram sair da entidade para fundar uma nova federação, a Associação Profissional de Xadrez.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Em tempo: em seu perfil oficial no Twitter, Kasparov relembrou aquele 9 de novembro.

A rivalidade entre Karpov e Kasparov:

Fontes e +MAIS:

– Acervo Estadão

– Acervo Folha

– Wikipedia

– Wikipédia

– chess.com

– chessgames.com

– nytimes.com

Anúncios

Um comentário sobre “Kasparov se torna o mais jovem campeão mundial de xadrez

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s