Beatles gravam “Day Tripper”

Há 50 anos… dia 16 de outubro de 1965.

Beatles gravam "Day Tripper"

POR FELIPE FIGUEIREDO MELLO*

“Day Tripper”! Uma das canções mais enigmáticas dos Beatles foi a primeira que, concretamente, anunciou uma viagem sem retorno do quarteto.

A mudança provocada por um baseado de Bob Dylan dois meses antes, já relatada aqui no Efemérides, está presente em cada verso e acorde de “Day Tripper”. Mais do que o mergulho na experiência das drogas, que até o encontro com Dylan se resumia a cerveja e estimulantes, “Day Tripper” é pedra fundamental na estrada dos fab four a uma jornada de horizontes amplos, de abertura das “portas da percepção”.

Aqui um parêntese: o ano de 1965 é um ano-chave para a carreira da banda e termina, justamente, com o lançamento de Rubber Soul, em Dezembro. George Martin lembrou em diversas entrevistas que aquele foi um momento de busca intensa dos garotos por novas experiências musicais e de expressão, que vão do uso de cítara à foto da capa em Rubber Soul. Foi também o ano em que eles largaram os terninhos bem alinhados e começaram a deixar o cabelo crescer!

Mas vamos à música: além da gravação do primeiro “álbum-conceito” da história (Rubber Soul), os Beatles ainda precisavam oferecer ao público aquilo a que todos estavam acostumados, que era um álbum Single, com Lado A e Lado B. Era obrigação atender à demanda que haveria nas festividades de fim de ano. Neste caso, eles lançaram um “duplo Lado A”, com “Day Tripper” e “We Can Work It Out”!

John vinha trabalhando em uma música folk inspirada em outra, de Bobby Parker, chamada Watch Your Step (Que, na modesta opinião deste fã, também deve ter servido de inspiração para “I Feel Fine” (1964)). Como sempre ocorreu na parceria Lennon-McCartney, um criava a estrutura da canção e entregava ao outro para um quê a mais!

É uma música repleta de sacadas tanto na melodia quanto na letra, bem ao estilo de John, que também a batizou com a idéia e o jogo da palavra trip. Àquela altura da década de 1960, a palavra começava a ganhar outro significado na língua inglesa, remetendo a outro tipo de viagem. Além disso, um trecho da letra foi alterado de última hora. O verso “She’s a big teaser” foi escrito originalmente como “She’s a prick teaser”. Prick significa “ferroada, picada, espetada”, mas também significa “agulha”.

O crítico musical Ian MacDonald também explica a tirada de Lennon na melodia: “ela começa com um blues de 12 compassos em E (Mi) e, ao invés de seguir para o mesmo compasso duplo em B (Si) como é de se esperar, tem um corte, uma brincadeira, para o mesmo blues em E menor. Eles decidiram que essa seria a piadinha deles!”.

Como parte de um ano repleto de criações, eles gravaram dois vídeo-clipes das músicas daquele single como forma de promover a banda sem necessariamente se deslocar para todos os lugares ou programas de televisão. George Harrison brincou que aquilo era como se os Beatles tivessem “inventado a MTV”! No clipe de “Day Tripper”, comprovando a idéia de uma canção repleta de tiradas, é possível notar os risos contidos dos garotos em cada passagem da música!

A partir dessa viagem que eles iniciaram em 1965, é possível perceber, também, uma mudança comportamental fundamental na banda. Em comparação ao ritmo frenético das músicas tocadas no histórico show no Shea Stadium, em Nova York, em 1965, é surpreendente a desaceleração do ritmo deles tocando “Day Tripper” em Candlestick Park, São Francisco, em 1966. Dá a impressão de que Bob Dylan também esteve com eles nos camarins daquele show!

Logo depois de terminar a gravação de “Day Tripper”, a banda ainda gravou as bases de “If I Needed Someone”, de George. Mas essa história fica pra outro dia, porque todo dia é histórico!

*Felipe Figueiredo Mello sente saudades de ‘arranhar’ seu baixo com os acordes de Day Tripper!

“Day Tripper”, só os vocais:

Fontes:

Wikipedia

beatlesbible.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.