Beatles lançam o álbum Help! no Reino Unido

Há 50 anos… dia 6 de agosto de 1965.

Beatles lançam o álbum Help! no Reino Unido

Um sucesso instantâneo.

Os lançamentos do single (19 de julho) e do filme (29 de julho) aguçaram a curiosidade de todos. Então, antes mesmo de ir à lojas do Reino Unido, em 6 de agosto, Help!, o álbum, já era disco de ouro, com mais de 1 milhão de cópias encomendadas. Mais um feito histórico para a coleção dos Fab Four.

Além disso, o quinto trabalho dos quatro rapazes de Liverpool decolou para o topo da parada britânica imediatamente. Dois dias após o lançamento, Help! chegou ao #1 e por lá ficou durante 9 semanas.

Dentro da discografia oficial deles, dos 12 LPs do Reino Unido, o vinil é uma transição firme em direção à experimentação. “Yesterday” e “You’ve Got to Hide Your Love Away”, pra citar só duas, uma de Paul e outra de John, simbolizam e confirmam a transformação e os novos caminhos.

Uma nova estrada que permite o uso de instrumentos pouco usuais, como os bongôs e as maracas de Ringo em “You’re Going to Lose That Girl” e “I’ve Just Seen a Face”, um quase country composto por Paul.

Paul que se aventura no piano elétrico junto com o produtor George Martin, em diferentes partes de “You Like Me Too Much”, de George Harrison. Aliás, o quiet beatle teve duas composições entre as 14 do álbum – “I Need You” foi a outra.

Piano elétrico também presente em “Tell Me What You See”, uma Lennon/McCartney totalmente lado B deles. Tão B que George contribui tocando… reco-reco! Eu disse que eles estavam experimentando…

No mais, nunca é demais lembrar que a versão americana de Help!, lançada uma semana depois da britânica, tem as sete músicas do lado A, todas presentes no filme, e mais seis versões instrumentais, orquestradas e arranjadas por Ken Thorne.

Ah, a capa! A ideia de formar a palavra “HELP” em linguagem internacional do sinal de bandeiras veio do fotógrafo Robert Freeman. Na prática, não deu muito certo, já que os braços de George, John, Paul e Ringo formam a palavra “NUJV”, na capa britânica, e “NVUJ”, na capa americana. É, eles não são perfeitos…

Lançado em dezembro de 1965, Rubber Soul, o sucessor de Help!, marcaria de vez a passagem dos Beatles para outra dimensão sonora.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

“You’ve Got to Hide Your Love Away”, com imagens do filme:

Fontes:

Wikipedia

– thebeatles.com

– beatlesbible.com

Anúncios

Um comentário sobre “Beatles lançam o álbum Help! no Reino Unido

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s